Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Desafio Liga Jovem: 3ª edição da maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas

A competição já está com inscrições abertas para estudantes de todo o país


Desafio Liga Jovem: 3ª edição da maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas - Gente de Opinião
Na próxima segunda-feira, 9 de junho, o Sebrae em Rondônia dá largada à 3ª edição do Desafio Liga Jovem, diretamente da sede em Porto Velho. A iniciativa reforça o compromisso de formar uma nova geração de protagonistas no universo do empreendedorismo jovem. Estudantes de todo o Brasil já podem se inscrever na competição, considerada a maior do país em empreendedorismo tecnológico voltado para o ambiente escolar. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho, pelo site oficial do programa.
O Desafio Liga Jovem tem como missão despertar o espírito empreendedor entre os jovens, incentivando a criação de soluções criativas para desafios reais vividos por escolas e comunidades. A partir de trilhas de aprendizado e experiências práticas, os participantes são provocados a pensar fora da caixa, utilizando a tecnologia – seja ela digital ou analógica – como ferramenta de transformação social.
As soluções podem envolver desde a criação de sites, aplicativos, jogos e redes sociais até metodologias inovadoras de ensino, produção e organização. Além de fomentar o protagonismo jovem, o programa também estimula o trabalho em equipe, a liderança e o pensamento crítico.
Cronograma da 3ª edição
  • 23 de maio a 30 de junho: Período de inscrições
  • Junho em diante: Mobilização das equipes com missões de engajamento valendo prêmios
  • Junho a agosto: Etapa de capacitação
  • Agosto: Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos
  • Setembro e outubro: Etapa Estadual – apresentações online
  • Novembro e dezembro: Etapa Nacional – evento presencial com viagem inclusa
  • 2026: Missão Internacional – viagem imersiva de até 10 dias
Premiações
A competição oferece prêmios em todas as etapas. Os finalistas estaduais recebem vales de R$ 500 por pessoa e garantem vaga na etapa nacional com viagem totalmente custeada. Já na final nacional, os três primeiros colocados por categoria recebem:
  • 1º lugar: Viagem internacional em 2026, com agenda de inovação, turismo e networking
  • 2º lugar: Notebooks para alunos e professores orientadores
  • 3º lugar: Smartphones para alunos e professores
  • Honra ao Mérito: Certificados e smartphones
Na última edição, os vencedores conheceram o centro de inovação “La Cabina”, da Telefónica, consolidando o caráter transformador do projeto.
Impacto e alcance
Os números das edições anteriores impressionam:
  • Mais de 74 mil estudantes participaram de oficinas e palestras
  • Mais de 60 mil alunos e professores se inscreveram
  • 43% dos municípios brasileiros foram alcançados
  • Mais de 3.800 projetos de inovação social apresentados
O Desafio Liga Jovem reforça o compromisso do Sebrae com a cultura empreendedora e o desenvolvimento de uma nova geração de líderes criativos e engajados com a transformação social.

Para mais informações e inscrições, acesse:  Inscreva-se no Desafio Jovem

Gente de OpiniãoTerça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Está em curso no Congresso Nacional uma proposta que pode redefinir o marco da formalização no Brasil: a atualização dos limites de faturamento para

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, o Sebrae em Rondônia realizará o II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (

Com atuação consultiva, Sebrae RO fortalece parceria com Sicoob para ampliar crédito e educação financeira

Com atuação consultiva, Sebrae RO fortalece parceria com Sicoob para ampliar crédito e educação financeira

O Sebrae em Rondônia está alinhado ao lançamento do “Movimento de Apoio ao Empresário”, campanha nacional do Sistema Sicoob iniciada em 15 de outubr

Lançamento do ALI COOP marca novo ciclo do Sebrae para o cooperativismo na Amazônia Legal

Lançamento do ALI COOP marca novo ciclo do Sebrae para o cooperativismo na Amazônia Legal

O Sebrae lança quarta-feira (29) em Porto Velho o ALI COOP – projeto piloto que leva inovação às cooperativas extrativistas da Amazônia Legal com f

Gente de Opinião Terça-feira, 28 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)