Sexta-feira, 9 de maio de 2025 - 16h56

O Sistema OCB/RO está promovendo uma missão técnica na China, reunindo dirigentes e lideranças cooperativistas de Rondônia em uma imersão internacional de 10 dias. A iniciativa faz parte do programa CEO – Alta Gestão, voltado à capacitação de alto nível para gestores das cooperativas rondonienses. A missão, que marca a conclusão do ciclo do programa, teve início no dia 7 de maio e segue até o dia 17 de maio de 2025.
Com uma programação estratégica e inovadora, a comitiva está participando de uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da governança e ao aperfeiçoamento da gestão empresarial, com foco nas novas tecnologias e nas tendências globais do mercado.
Entre os destaques da missão estão as visitas à JD Technology, gigante chinesa de tecnologia e comércio eletrônico, e à Unitree Robotics, empresa especializada em robótica e inteligência artificial. Além disso, os participantes estão imersos em cursos voltados à aplicação de inteligência artificial na gestão de empresas, desenvolvimento de liderança na gestão empresarial e marketing inovador na era da inteligência artificial.

A agenda inclui ainda uma experiência cultural tradicional, a cerimônia do chá e uma visita à Base de Pesquisa da China Coop. sobre Economia Cooperativa, proporcionando aos participantes uma visão aprofundada do modelo cooperativista chinês.
Um dos momentos mais aguardados da missão é a palestra com a empreendedora e escritora Bel Pesce, que abordará o tema: “A Arte de se Reinventar com Consciência — e o que a China já Entendeu”. A participação de Bel Pesce promete instigar reflexões sobre inovação, adaptabilidade e visão estratégica no cenário atual.
Representando o Sistema OCB/RO, participam da missão: o Presidente Salatiel Rodrigues, o Superintendente Uiliame Ramos, a Gerente de Gestão e Desenvolvimento das Cooperativas Ana de Souza, e a Gerente de Relações Institucionais Lene de Matos.

A comitiva conta ainda com dirigentes e representantes de 17 cooperativas rondonienses, sendo:
- Alexsandro Osowski e João Carlos Bonfin - CrediSIS CrediBras
- Altair Schramm - Central Sicoob Norte
- Angélica Martins e Gislaine da Rocha - Sicoob Ourocredi
- Daniel Alves - Sicoob Credip
- Edgar Lucas Kaiser - Sicoob Centro
- Elaine Barbosa - Coopecc
- Fredson Palma e Junior Felix - Unimed Centro Rondônia
- Gelson Picolotto, Roberto Melo e Lílian Paschoal - Unimed Porto Velho
- Joelma da Silva - Sicoob Norte
- Jomilson Queiros e Vitor de Medeiros - FavooCoop
- Jonathan Villalba e José França - Sicoob Credijurd
- Otelo Castellani - CrediSIS Central
- Renato Zugaibe e Vilmar Saugo - Sicoob CrediSul
- Paulo Henrique Gonçalves - CrediSIS Sudoeste
- Sergio Souza - Cresol Amazônia
- Tarciso Gabiatti - CrediSIS Oeste
- Viviane Charra - Sicredi Univales
De acordo com o presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, o programa CEO tem proporcionado às cooperativas rondonienses uma verdadeira transformação na forma de pensar e liderar. “Encerrar esse ciclo com uma missão técnica na China representa não só a valorização dos nossos dirigentes, mas também a ampliação de horizontes para que o cooperativismo de Rondônia continue crescendo de forma inovadora, sustentável e competitiva”, destacou.
A missão técnica é mais um passo do Sistema OCB/RO na consolidação de um cooperativismo forte, conectado com as melhores práticas do mundo e preparado para os desafios do futuro.
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
FACER e SEDEC lançam oficialmente a Semana Automotiva em Porto Velho
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, em parceria co

INÉDITO: Governo de RO anuncia novidade para economia em 2026 com lançamento da Semana Automotiva
O lançamento da Semana Automotiva acontece nesta quinta-feira (18), às 19h, em Porto Velho, e demonstra o compromisso do Governo de Rondônia em imp

Governo de Rondônia autoriza abono de R$ 5 mil para servidores da Educação
O Governo de Rondônia autorizou nesta terça-feira (16) o pagamento de um abono no valor total de R$ 5 mil aos servidores da Educação da rede estadua

Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF
Autônomos no CPF devem sentir pressão por nota fiscal já a partir de janeiro de 2026. O trabalho “no CPF” deve enfrentar uma mudança prática importa
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)