Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Consórcios intermunicipais têm o Sebrae como um grande parceiro em Rondônia

Entidades firmaram Termo de Cooperação Técnica para estudos de melhorias em marcos legais ligados às agroindústrias


Consórcios intermunicipais têm o Sebrae como um grande parceiro em Rondônia - Gente de Opinião

Os municípios de Rondônia têm se organizado na forma de consórcios para buscarem em conjunto soluções de gestão de propostas de políticas públicas que sejam de interesse para fomentar o desenvolvimento territorial sustentável. O Cisan, que reúne 16 municípios, mais especificamente da região do vale do Jamari e o Cimcero, que congrega 47 municípios da região centro sul do Estado de Rondônia identificaram no Sebrae em Rondônia como um grande parceiro nas questões técnicas de suas respectivas atuações. 

Nesta semana (23), em Porto Velho, as duas entidades consorciadas firmaram Termo de Cooperação Técnica com o Sebrae em Rondônia com intuito especialmente de fortalecimento do setor das agroindústrias por meio de articulação para melhorias em marcos legais e apoio as iniciativas que estejam alinhadas as competências das entidades envolvidas.  

“Com compras em conjunto, com um levantamento de demandas, é possível reduzir custos, além de conseguirmos comprar o que almejamos, sejam medicamentos, equipamentos, e o Sebrae atua também na questão de Compras públicas”, disse Celso Lang, prefeito de Urupá, do Cimcero e da Associação dos Municípios de Rondônia (Arom). 

Para presidente do Cisan, Evandro Epifânio, prefeito de Rio Crespo, a questão do Selo de Origem Animal pode ser uma das grandes conquistas: “é muito importante porque nos pequenos municípios, as agroindústrias e a agricultura familiar são importantes para economia e precisamos fomentar essas atividades”, disse ele. 

“Vamos atuar no ajuste das legislações dos municípios, visando simplificar e melhorar o ambiente de negócios, especialmente nessa atividade que envolve os serviços de inspeção, para unificar a legislação, fomentando negócios entre produtos oriundos dos municípios de Rondônia, ampliando mercados e aumentando a produção em cada local”, comemorou Daniel pereira, diretor superintendente do sebrae em Rondônia. 

Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Helio Dias, que é presidente também da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), é um apoio significativo: “Essas agroindústrias sempre precisaram de um apoio, especialmente na Responsabilidade Técnica dos produtos, sempre foi o ‘Calcanhar de Aquiles’ desse segmento e agora temos a possibilidade de destravar e gerar novas oportunidades, dando escala, redução de custos e aumento de produtividade”, disse ele. 

Os consultores que farão os estudos técnicos já estão em fase de contratação por parte do Sebrae e devem em breve iniciar suas atuações, beneficiando o setor produtivo no Estado.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

Temas decisivos para serem resolvidos até dezembro, o teto de faturamento do Simples é um deles

No final de outubro de 2025, o advogado Piraci Oliveira apresentou uma análise sobre o cenário tributário e jurídico que se desenha para os dois últ

SEFIN atende solicitação da FACER e baixa decreto que restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia na entrada de mercadorias em Rondônia

SEFIN atende solicitação da FACER e baixa decreto que restabelece prazo de 45 dias para empresas com parcelamentos em dia na entrada de mercadorias em Rondônia

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia celebrou mais uma importante conquista para o setor produtivo rondoniense:

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia ­­­— Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)