Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Conselheiros e gerentes do Sebrae reúnem-se e planejam ações para o quadriênio 2020/2023

Encontro tem por objetivo construir coletivamente cenários relevantes para pequenos negócios no estado


 Conselheiros e gerentes do Sebrae reúnem-se e planejam ações para o quadriênio 2020/2023 - Gente de Opinião

O primeiro dia de Workshop com conselheiros e diretoria executiva do Sebrae em Rondônia aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) em Porto Velho e contou com a presença do representante do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Kleyson Musso; Presidente do Conselho Deliberativo do Estado (CDE), Hélio Dias; diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel de Almeida, colaboradores do Sebrae e conselheiros.

Kleyson Musso é representante do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional e veio participar do encontro. “Esse workshop é muito importante porque é o momento em que os conselheiros se reúnem para discutir linhas de ação que Rondônia irá adotar. Essa forma de consultar o conselho é uma forma interessante porque vai fazendo ouvir todos os conselheiros, todos os representantes dos conselhos, todas as entidades representantes para que nós consigamos obter informações externas para poder trabalhar um modelo de planejamento estratégico que esteja alinhado com os pensamentos do conselho.”, afirmou Musso.

Para Hélio Dias, presidente do Conselho Deliberativo, o Sebrae está de parabéns por promover esse encontro. “Daqui sairá uma estratégia para a instituição necessária para rever alguns rumos e ouvir dos nossos conselheiros as suas propostas, seus pensamentos dentro desse novo modelo de planejamento.”, pontuou Dias.

É fundamental discutimos a política, o desenvolvimento, o crescimento econômico aqui da nossa região com entidades e instituições que fazem parte de um conselho seleto, que tem uma qualidade ímpar, diferenciada, e que pode nesse debate construir grandes soluções estratégicas para os pequenos negócios. No país que vivemos hoje, precisamos fortalecer nossa atuação integrando nossos recursos existentes e potencializando as riquezas do nosso território. Por isso que nos estamos debatendo todo esse ambiente favorável, com alinhamento estratégico com o Governo Federal e isso faz toda a diferenciação por que nós queremos um Brasil melhor. O Sebrae que o Brasil precisa está se preparando para o desenvolvimento do nosso país.”, afirmou Samuel de Almeida, diretor técnico do Sebrae de Rondônia.

Arimaldo Brasil, colaborador Sebrae em Rondônia e coordenador do workshop, afirmou que o convite foi para levantar as necessidades dos pequenos negócios para o desenvolvimento do estado. “Nos estamos aqui para fazermos um planejamento para os próximos quatro anos, nosso PPA. Os conselheiros vão fazer um trabalho eletrônico, pela primeira vez no Sebrae. Vai ser um trabalho muito legal, as vivências dos conselheiros de várias instituições parecidas e também o apoio deles para podermos caminhar juntos para crescer o Sebrae Rondônia e transformar basicamente o Sebrae que o Brasil precisa e o Sebrae que Rondônia precisa.”, concluiu Brasil.

Dos conselheiros presentes, Cézar Zoghbi, empresário do ramo imobiliário, foi um deles. “É sempre muito bom quando o Sebrae realiza esses workshops com os conselheiros, promovendo aprendizado. Nós sabemos que o conselho tem uma missão muito importante, cada conselheiro tem que analisar, aprovar, discutir as temáticas e, em função de sermos todos representantes de entidades, ao estarmos nesse conselho, que possui objetivos muito específicos para definir os rumos do Sebrae de Rondônia, nós precisamos ter a plena consciência das nossas funções, das nossas responsabilidades. Isso eleva o nosso cabedal de conhecimento.”, finaliza Zoghbi.

Gerentes regionais

Após o encontro com os conselheiros do Sebrae em Rondônia, chegou a vez dos gerentes regionais reunirem-se para planejar ações dos próximos quatro anos com o objetivo de melhorar cada vez mais os atendimentos e resultados dos pequenos negócios no estado. O workshop aconteceu no dia seguinte na própria sede do Sebrae em Porto Velho.

“Hoje estamos aproveitando toda a discussão que aconteceu dos nossos conselheiros em nível econômico e social, e agora estamos tratando em níveis mais estratégicos, colocando objetivos estratégicos para poder encerrar o nosso PPA. Além da integração do grupo participando de todo nosso planejamento e construção, as pessoas se sentem mais inteiradas e com a satisfação de que o resultado vai ser alcançado no final.”, afirmou Arimaldo Brasil, colaborador Sebrae e coordenador do workshop.

Marcileide Zirondi é gerente regional em Ji-Paraná e veio participar do workshop. “Estamos trabalhando há um dia e meio nesse workshop e está sendo uma grande oportunidade para que a gente exponha nossos setores ao que deve ser trabalhado, estratégias que o Sebrae tem que trabalhar em todo o estado. Então, é bastante relevante esse encontro.”, salientou Zirondi.

“Eu achei fundamental, super importante que o Sebrae possa ouvir todas as lideranças e possa dar voz a quem trabalha com o relacionamento ao cliente, quem trabalha em contato com os parceiros e a equipe interna que dá suporte a todo trabalho que o Sebrae faz. Acho muito importante esse encontro, pois foi muito participativo, acho fundamental para contribuir e construir o Sebrae que o estado precisa.”, conclui Domingos Oliveira, gerente regional de Ariquemes.


Mais Sobre Economia

Seminário na Fiero apresenta oportunidades de negócios com o Egito

Seminário na Fiero apresenta oportunidades de negócios com o Egito

A Federação das Indústria de Rondônia - Fiero recebeu nesta quinta-feira, 12, o cônsul Comercial do Egito no Brasil, Mohamed Elkhatib, que apresento

Porto Velho se prepara para encarar a prova

Porto Velho se prepara para encarar a prova

Nesta quinta-feira (12) os professores, diretores e gestores, da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, participaram da II Formação Avançada

Porto Velho - Biojoias produzidas por pacientes de hanseníase serão vendidas até na França

Porto Velho - Biojoias produzidas por pacientes de hanseníase serão vendidas até na França

A cerca de dez quilômetros do centro de Porto Velho, numa casa simples do bairro Planalto, um grupo de pessoas acometidas por hanseníase já desperta o

CRA-RO vai à Mostra de Inovação e Criatividade

CRA-RO vai à Mostra de Inovação e Criatividade

O Conselho Regional de Administração de Rondônia estará presente à 11ª Mostra de Inovação e Criatividade (MIC), que será realizada nos dias 12 e 13