Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Comitê de Desenvolvimento Socioeconômico discute ações para minimizar os efeitos da pandemia na economia de Rondônia


Foram discutidas medidas que serão adotadas para melhorar os efeitos da economia do empresariado - Gente de Opinião
Foram discutidas medidas que serão adotadas para melhorar os efeitos da economia do empresariado

Com intuito de promover ações emergenciais que possam minimizar os impactos nos setores produtivos do Estado, em virtude da pandemia, o Governo de Rondônia instituiu o Comitê de Desenvolvimento Socioeconômico das Ações de Recuperação Econômica, composto pelo poder Executivo, Legislativo e Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer).

Em sua segunda reunião, ocorrida nesta sexta, (20) e liderada pelo coordenador técnico da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Paulo Renato Haddad foram discutidas medidas que serão adotadas para melhorar os efeitos da economia do empresariado.

Paulo Renato explica que a ideia é ouvir a sociedade e transforme esse diálogo em ações emergenciais, que possam gerar mais renda. “Em menos de um mês já estamos na segunda reunião com o conselho econômico e com isso, conseguimos identificar o que podemos mudar imediatamente e o que podemos construir como uma ponte para minorar esses efeitos e, também, para seguirmos em frente, causando o efeito benéfico sobretudo à classe empresarial”, observou.

Em sua segunda reunião, o conselho econômico conseguiu identificar o que poderá mudar imediatamente e o que pode ser construído como uma ponte para minorar esses efeitos

Algumas respostas já foram apresentadas nesta segunda reunião, a exemplo dos recursos disponibilizados no microcrédito e que já passarão por uma ampliação significativa, com a meta antecipada para maio de 2021. Entre outros assuntos pautados estão: solicitação da Câmara de Diretores Lojistas de apoio por parte do Governo para a campanha do “Compre Aqui”, solicitaram também a criação de Selo Verde, Lei de Liberdade econômica, entre outros assuntos.

O objetivo é dar continuidade às reuniões, mapeando as informações fornecidas pelo Comitê, sobretudo da classe empresarial, trazendo as respostas das ações que já estão em operação e que podem se beneficiar disso, além de levar a cabo a ação de atender o que for legalmente plausível.

O propósito maior da instituição do Comitê é estar mais próximo possível da sociedade em geral e fazer com que as dificuldades do setor produtivo sejam minimizadas. A próxima reunião do Comitê está prevista para o dia 3 de dezembro.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Pela primeira vez, o Sebrae em Rondônia promoverá a participação de pequenos negócios rondonienses na Canton Fair, a maior feira de importação e exp

Evento Cidadania Empresarial incentivo formalização de empreendedores em Rondônia

Evento Cidadania Empresarial incentivo formalização de empreendedores em Rondônia

Entre os dias 3 e 4 de julho, os empreendedores que buscam a formalização como MEI (Microempreendedor Individual) receberão isentos de taxas de regi

Sebrae de Rondônia inaugura ponto de atendimento em Guajará-Mirim

Sebrae de Rondônia inaugura ponto de atendimento em Guajará-Mirim

Na última sexta-feira (27) o Sebrae de Rondônia inaugurou oficialmente seu novo Ponto de Atendimento no município de Guajará-Mirim, em uma cerimônia

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

Entre os dias 4 e 6 de julho, o município de Cacoal será palco da Feira do Café e do Cacau – CAFECAU 2025, evento que se consolida como um dos mais

Gente de Opinião Segunda-feira, 7 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)