Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020 - 17h42

A festa mais popular do planeta está chegando. O carnaval, em 2020, será celebrado no dia 25 de fevereiro e, como em todos os anos, promete entupir as ruas das cidades brasileiras, mexendo com o imaginário popular e estimulando a criatividade dos milhares de foliões que participam de desfiles, blocos e outras comemorações espalhadas pelo país. Mas em meio a todo esse clima festivo, há quem aproveite o período para abrir alas à novas oportunidades e tirar nota dez em quesitos como fidelizar clientes e aumentar vendas.
“Procuramos sempre enxergar as oportunidade de geração de negócios e este período é excelente para quem deseja potencializar seus empreendimentos, seja dentro da economia criativa ou de algum negócio tradicional. Entretanto, é muito importante que os empreendedores se preparem para os altos e baixos dos períodos sazonais e, assim, terem uma gestão mais segura e eficiente”, comenta o gerente de atendimento do Sebrae em Rondônia Carlos Eduardo Sakagami.
De acordo com o Sebrae, datas comemorativas como o Carnaval e a Páscoa – as primeiras a serem celebradas a cada ano -, são excelentes oportunidades para que empreendedores possam colocar ideias em prática e conquistar novos públicos. Ainda segundo a instituição, são períodos que aquecem a economia, potencializando o fluxo de consumidores, sendo especialmente bons para o segmentos de turismo, comércio varejista e de serviços.
Uma solução para a oscilação da sazonalidade seria a produção de itens que podem ser utilizados tanto no período de folia, como em outras datas ao longo do ano. O perfil do consumidor pode mudar repentinamente, sobretudo com o poder das redes sociais e seus conteúdos instantâneos, daí a necessidade da estratégia estar preparada para necessidades voláteis.
Ter atenção com a divulgação da marca e dos produtos é um outro ponto a se destacar. O Sebrae chama a atenção para isso, orientando que sempre é bom idealizar o produto que será o destaque e em como será feita a promoção. As mídias sociais devem ser bem exploradas, pois são utilizadas por boa parte dos consumidores; é um caminho que pode ser seguido por qualquer empreendedor. O Sebrae dispõe de capacitações específicas para marketing digital, por exemplo, inclusive em plataforma on line e gratuita.
Uma outra ideia a ser adotada é a oferta de descontos, sempre acompanhada de uma disposição inteligente dos produtos e de um bom atendimento ao cliente. Segundo o Sebrae, é fundamental dar atenção a toda pessoa que entrar no estabelecimento para que ela não saia sem ter falado com alguém. Tais estratégias já são consagradas no mercado e se mostraram amplamente capazes de atrair e entreter os consumidores.
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia
Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!
Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)