Quinta-feira, 3 de agosto de 2023 - 16h31

Desde que passou a empreender, há pouco mais de um ano, Michelle Bonfim, que confecciona peças em geral de crochê, nunca havia se imaginado expondo dentro de um shopping sem qualquer custo. A artesã é apenas uma entre 64 empreendedores que, com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), participam da Feira Nações e Arte 2023, no Porto Velho Shopping. O evento itinerante, que se encerra no final do mês de agosto, conta com a parceria da Prefeitura pelo terceiro ano consecutivo e já é tradição no calendário de negócios e turismo de Porto Velho.
Os participantes da feira intermediados pela Semdestur integram o projeto Giro Empreendedor, que fomenta a economia solidária, seja com o fornecimento gratuito de barracas ou com a disponibilidade de vagas em eventos. O apoio é prestado a partir de um cadastro junto a secretaria. Foi assim que Michelle passou a expor com mais frequência em feiras da cidade, melhorando a renda exclusiva dela.
“Estou no Giro há dois meses. A minha participação aqui hoje foi 100% graças ao projeto, eu jamais imaginava receber uma oportunidade dessas sem o projeto. Aumentaram os contatos, passei a conhecer mais clientes, sempre que eu posso participar das feiras eu vou. Esse projeto é tudo pra mim, desde os benefícios pra minha saúde com a depressão, quanto para a renda. Como eu vim de Cujubim para tratamento do meu filho de seis anos aqui na capital, ainda não tinha muito espaço na cidade”, detalhou a artesã que permanece no shopping até domingo (6), conforme o rodízio de participantes que integram o Giro Empreendedor.
FEIRA
Na Feira Nações e Arte 2023 é possível encontrar diversas culturas através de produtos variados, de produtos à base de frutos amazônicos a vestimentas africanas, passando por artigos e incensos indianos. Para proporcionar a oportunidade de participação de forma ampla aos cadastrados, a Semdestur vem realizando um rodízio semanal entre os expositores do Giro.
E com o cadastro em mãos, chegou a vez da Ana Raísa Passos da Silva, que confecciona acessórios para expor no local de grande fluxo de visitantes. “Eu vi uma publicação da Prefeitura, busquei saber e passei a integrar o Giro. Eu já participei de seis feiras, todas sem nenhum custo”, disse a empreendedora que colabora na renda da família.
A Feira permanece até o dia 31 de agosto na praça de eventos do Porto Velho Shopping, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 22h. A visitação é gratuita.
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia
Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!
Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)