Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Cacoal foi escolhida para o Programa Cidade Empreendedora e Movimento Rondônia pela Educação


Cacoal foi escolhida para o Programa Cidade Empreendedora e Movimento Rondônia pela Educação - Gente de Opinião

Desenvolvimento das cidades com foco no empreendedorismo, crescimento econômico, social, educação, trabalho e outras áreas fundamentais para a qualidade de vida. Este é o foco do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. Cacoal foi escolhida para o projeto piloto, que será desenvolvido por um grupo de servidores e gestores, em 10 eixos de trabalho.

A prefeita Glaucione Rodrigues reuniu boa parte do secretariado e servidores para uma reunião com a coordenação estadual do programa. O diretor técnico do Sebrae, Samuel Silva de Almeida, apresentou os eixos, sendo os principais: Governança e Inovação, Desburocratização dos negócios e sistemas, Implantação de REDESIM, um programa visando a otimização dos trabalhos por meio da tecnologia, fomentar o acesso ao crédito, acesso à justiça, sustentabilidade ambiental, entre outros.

A proposta do Sebrae é que o município crie o Comitê Cidade Empreendedora, para iniciar os trabalhos. A comissão vai ajudar a trazer pessoas para otimizar os processos e o Sebrae vai auxiliar com consultorias, oficinas e cursos. O programa piloto será monitorado durante 60 dias.  “O objetivo é estimular a governança empreendedora nos municípios, para aperfeiçoar a gestão e estimular a inovação nas empresas públicas”, salientou Samuel.

Com o avanço do programa será viabilizada a certificação dos municípios e premiações.

Na oportunidade a prefeita e os secretários assinaram um Termo de Adesão para o movimento ‘Rondônia pela Educação’. Um projeto  de desenvolvimento da educação que também faz parte do programa global das cidades. O programa consiste no estabelecimento de metas e planificação de diversas melhorias na educação, com ênfase em: Educação para o mundo do trabalho e articulação e influência social na educação.

 Segundo o coordenador Executivo da Fiero, Edgar Teixeira, desde o lançamento do movimento, em maio de 2016, 125 instituições já aderiram. “Temos empresas, órgãos públicos, de controladoria, escolas, universidades e até instituições bancárias que aderiram”, disse.

A prefeita lembrou o fato de que Cacoal tem protagonismo na educação e em vários segmentos da economia. “Cacoal tem a vocação para ser primeiro lugar em diversas áreas, trabalhamos pela educação, e hoje a cidade atende uma demanda de estudantes  de  uma região que tem população media de 500 mil habitantes em seis universidades”, reforçou.

O município solicitou ao Sebrae a disponibilização de vagas para duas turmas do Empretec, para atender servidores. O foco inicial será em diretores e gestores de escolas, em uma turma e profissionais da saúde, na segunda turma.

Mais Sobre Economia

Empresários de autopeças se reúnem com deputados estaduais para discutir sobre revisão do MVA

Empresários de autopeças se reúnem com deputados estaduais para discutir sobre revisão do MVA

Empresários de autopeças do estado, se reuniram na tarde de ontem (16), com o Presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RO), Laerte Gomes, para tratar

Produção de peixe é incentivada pelo Sebrae

Produção de peixe é incentivada pelo Sebrae

Com uma movimentação de R$ 500 milhões na balança comercial e condições naturais consideradas excelentes, Rondônia se apresenta como um estado promiss

Sebrae: Pequenos negócios registram saldo positivo na geração de empregos

Sebrae: Pequenos negócios registram saldo positivo na geração de empregos

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) é um instrumento de acompanhamento do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regid

eSocial começa a receber informações do MEI

eSocial começa a receber informações do MEI

A partir desta terça-feira (16), estará disponível para o Microempreendedor Individual o acesso ao módulo simplificado do Sistema de Escrituração Digi