Porto Velho (RO) quinta-feira, 30 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Economia

Abertura de novos empreendimentos deve aquecer setor imobiliário de Porto Velho

Município trabalha para desburocratizar trâmites de liberação de áreas


Abertura de novos empreendimentos deve aquecer setor imobiliário de Porto Velho - Gente de Opinião

Um novo aquecimento nos setores imobiliário e da construção civil está previsto para acontecer nos próximos dois anos em Porto Velho. A informação chega com o surgimento de seis novos empreendimentos, entre eles, quatro condomínios e dois loteamentos, ambos em grandes áreas urbanas.

Edmir Brasil, secretário municipal de habitação e urbanismo Edmir Brasil, secretário municipal de habitação e urbanismoOs processos das novas aberturas comerciais estão em andamento junto a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur). Com uma área regular, o adquirente passa a ter a segurança jurídica para emitir licença de obras, fazer um financiamento e tirar o Habite-se.

Segundo o titular da Semur, Edmir Monteiro Brasil Neto, serão beneficiados com os investimentos as zonas Norte, Sul e Leste. “Esses empreendimentos têm características de interesse social, ou seja, terão mais facilidades de aquisição pela população. Além disso, contará com uma arquitetura moderna”, afirma.

Edmir lembra que, desde o início da gestão do prefeito Hildon Chaves, há um empenho na solução de gargalos nos trâmites de liberação das áreas de expansão urbana. “Pendências administrativas foram solucionadas e a Prefeitura está focada em resolver outras em vários condomínios que foram construídos. A liberação busca proporcionar benefícios e fortalecer o aquecimento da economia”, destaca.

A abertura de novos empreendimentos contribui na promoção do desenvolvimento econômico, entre eles, o comércio, contratação de profissionais da área de arquitetura, a contratação de mão de obra especializada (engenheiros, pedreiros, ajudantes, entre outros).

Corretor comemora a procura de clientes por imóveis em Porto Velho Corretor comemora a procura de clientes por imóveis em Porto VelhoSETOR

Para quem atua no ramo há tempos, Porto Velho vive um momento de ascensão demográfica e estabilidade econômica. Os fatores têm gerado grande procura por imóveis.

“Nesse caminho de valorização do mercado, a Prefeitura tem se modernizado muito ao trazer facilidades ao contribuinte, bem como para o corretor de imóveis, tanto na Secretaria Municipal de Fazenda quanto na Secretaria Municipal de Urbanização e Regularização Fundiária. Todos os envolvidos que precisam regularizar seus imóveis encontram amparo neste momento”, explica Ailton Andrade, corretor de imóveis em Porto Velho, ao comemorar o aquecimento no setor após o período pandêmico.

LEI

Esses avanços, considerados importantes e estratégicos à cidade, atendem os dispositivos da Lei Nº 2.897, de 16 de dezembro de 2021, sancionada por Hildon Chaves que assegura a regulamentação das zonas especiais de interesse social conforme prevê o Plano Diretor do Município.

Mais Sobre Economia

Retomada da economia resulta na geração de mais 1,9 mil novos empregos em Rondônia

Retomada da economia resulta na geração de mais 1,9 mil novos empregos em Rondônia

O Brasil registrou, em maio, mais um mês com a alta na criação de vagas de emprego formal em todo o país. Foram mais de 277 mil novos postos de trab

Rondônia reduz ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transportes e telefonia

Rondônia reduz ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, transportes e telefonia

Está definido o teto da alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Inter

Prazo para adesão ao programa Refaz termina nesta quinta-feira, 30/06

Prazo para adesão ao programa Refaz termina nesta quinta-feira, 30/06

Termina nesta quinta-feira (30), o prazo para adesão ao Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual – Refaz, que possibilita aos

Assembleia aprova redução do ICMS dos combustíveis em Rondônia

Assembleia aprova redução do ICMS dos combustíveis em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei 1632/2022, que reduz a alíquota de Imposto sobre Circul