Sexta-feira, 2 de maio de 2025 - 08h10
O
governo de Rondônia, em parceria com Sebrae e diversas instituições e
lideranças empresariais, realizou a 1ª plenária do Fórum Permanente das
Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FROMIMPE) – 2025, nessa sexta-feira
(25) no Centro Político Administrativo (CPA), promovendo um espaço de diálogo e
construção de políticas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios no
estado.//Esse evento é parte do programa “Rondônia Tem Tudo”, que já caminha
para ultrapassar mil empreendedores cadastrados e mais de dois mil
produtos ofertados.
“É
um setor importantíssimo no nosso estado, que são as micro e pequenas empresas
e o FROMIMPE reúne todas as entidades representatividades das MEIs e, é um
momento para a gente apresentar as políticas públicas, quais seus andamentos e
ouvir o setor sobre as demandas já que 98% das empresas do estado de Rondônia
são MEIs, a exemplo do Brasil que também é assim. O setor que empresa, que gera
PIB muito relevante para o nosso estado. Os pequenos negócios são um grande
fomentador de emprego e renda para as famílias do estado”, declarou Sérgio
Gonçalves, vice-governador de Rondônia.
Para o diretor-superintendente do Sebrae, José Alberto, esse é um marco para a economia do estado de Rondônia, um primeiro para o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos empreendedores.” O Fórum é importante para o Sebrae, para o estado. O Sebrae participa como coordenador, como apoiador e, de forma unir os setores, unir a parte que a gente precisa trazer um público que realmente trabalhe as políticas públicas voltada para a micro e pequena empresa, afim de melhorar e simplificar toda burocracia que já existe, melhorar o ambiente de negócio, fortalecendo os pequenos negócios de maneira ímpar”, afirmou José Alberto.
“O FROMIMPE é um Fórum muito importante para o desenvolvimento, para as políticas públicas e, o estado de Rondônia está sendo protagonista, pois é um dos primeiros estados a implantar o Fórum. É uma preocupação de governo, de instituições, muito pertinente porque envolve toda sociedade, o sistema produtivo do estado. Além do Fórum que estamos discutindo nessa primeira plenária em Porto Velho, nos teremos o que se chama no decreto, os minis FROMIMPEs, são os comitês regionais de desenvolvimento, onde vamos inserir no projeto todos os territórios que serão organizados em oito comitês de desenvolvimento regionais “, expressou Gerson Zanato, gestor do programa Governança Empreendedora do Sebrae em Rondônia.
Camila Almeira, analista tributária da SEFIN em Rondônia, acredita que é só através da união entre as entidades e secretarias que as políticas públicas vão chegar realimente ao micro e pequeno empreendedor do estado. “A SEFIN tem um programa chamado Cidadania Empresarial que é um programa de incentivo e estimula a abertura de novas empresas e principalmente a formalização do micro e pequeno empreendedor. E, dentro desse programa a gente trabalha acolhimento, trabalha orientação. Eu como gerente do programa estou no Fórum como coordenadora do Comitê de Desenvolvimento Integrado, onde buscamos fazer várias alianças com entidades, secretarias para gente unir as forças e trabalharmos com iniciativas que já acontecem, mas agora para serem mais eficientes com a força do Fórum e de todos para que a política chegue a quem realmente precisa, que são os micros e pequenos empreendedores”, falou Camila.
“Hoje é a primeira Plenária de 2025, onde estamos reunindo vários atores das instituições pública e privada, discutindo essas políticas públicas baseada na lei complementar de 2026 que é a 123, que norteia as ações sobre o micro e pequeno empreendedor e, nessa reunião nos vamos discutir as melhorias para o micro e pequeno empreendedor, pois sabemos que mais de 90 por cento dos empreendedores no Brasil é instituído pelo micro e pequeno empreendedor. Então, precisamos rever algumas leis para que melhore a vida do nosso empreendedor que gera renda, emprego e oportunidade”, referiu Gisele Sintra, coordenadora de empreendedorismo de micro e pequenas empresas do estado.
Essa iniciativa oferece aos empresários um espaço para ampliar suas vendas e conquistar novos mercados e, tem como missão formular e propor políticas de apoio ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, com foco em aspectos não tributários.
A prefeitura Municipal de Porto Velho inicia construção de sua Lei de Inovação com apoio do Sebrae
Com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios e fomentar o desenvolvimento tecnológico local, o município de Porto Velho deu início ao process
FROMIMPE continua com Eixos Temáticos na capital
E dando continuidade a semana do FROMIMPE, nessa quinta-feira (24) aconteceu na sede do Sebrae em Porto Velho o terceiro dia de Fórum com discussões
Em uma cerimônia histórica realizada nesta terça-feira (30), o Sebrae Rondônia oficializou sua adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial,
Conselheiros do Sebrae em Rondônia na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal
Em agenda durante esta semana (29), em Brasília-DF, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti (FCDL)