Quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 - 11h22
Agência Brasil
Os shoppings centers do país registraram alta de 8,6% nas vendas durante o ano passado, na comparação com 2012, somando um faturamento de R$ 129,2 bilhões, segundo balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Por regiões, o Sudeste contribuiu com o maior faturamento, de R$ 75,908 bilhões. O segundo melhor desempenho foi o da região Sul, com R$ 18,927 bilhões, seguido pela região Nordeste (R$ 18,884 bilhões), Centro-Oeste (R$ 10,356 bilhões) e Norte (R$ 5,147 bilhões).
Entre os produtos mais vendidos estão a telefonia – puxada pelo aumento significativo na venda de smartphones – cujo crescimento foi de 22,01%. Outros segmentos como perfumaria, jóias, conveniência, serviços e megalojas tiveram desempenho acima de 11%.
Durante o melhor mês para o comércio, dezembro, houve crescimento nas vendas de 7,7% em relação ao mesmo período de 2012, percentual superior ao comércio em geral, que teve alta de 2,7%. Nesse período, os campeões de vendas foram alimentação, telefonia, óticas e perfumarias, todos com crescimento acima de 20%.
Para 2014, a Abrasce acredita na continuidade do cenário favorável. Devem ser inaugurados mais de 40 shoppings no país até o final do ano, 30 deles em cidades que não são capitais. A expectativa do setor é que, neste ano, o aumento das vendas chegue a 8,3%.
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