Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Valverde comemora crescimento de 6,8% no Produto Interno Bruto



 

O  Deputado Eduardo Valverde (PT/RO) comemorou hoje no Plenário da Câmara, os índices divulgados pelo IBGE, que apontam um crescimento de 6,8% no Produto Interno Bruto(PIB). O PIB é soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante o ano.

Segundo Valverde os números são um sinal de que "o Brasil vai resistir  de maneira brava e  eficiente  à crise internacional".

Conforme o parlamentar, o País está mostrando que as políticas sociais e econômicas levadas à frente pelo Presidente Lula conseguiram estruturar a economia brasileira, e o que é melhor, aliar o "crescimento com distribuição de renda".

O consumo das famílias também apresentaram crescimento, 2,8% no terceiro trimestre de 2008, e a  taxa de investimento  bateu recorde: 20,4% do PIB.

No setor de Serviços, as maiores elevações foram registradas  na Intermediação Financeira e Seguros (10,7%), nos Serviços de Informação (8,8%) e no Comércio (8,6). Os demais também apresentaram crescimento: Transporte, armazenagem e correio (5,0%); Outros serviços (4,7%), Atividades imobiliárias e aluguel (3,3%) e Administração, Saúde e Educação Pública (2,0%).

Na análise da demanda interna, considerando a comparação do acumulado de janeiro a setembro contra o mesmo período de 2007, destaca-se o crescimento de 17,3% da Formação Bruta de Capital Fixo, seguida pela Despesa de Consumo das Famílias com taxa de 6,5% e a Despesa de Consumo da Administração Pública, com 5,7%. Por outro lado, analisando o setor externo, as Importações de Bens e Serviços continuam crescendo a uma taxa superior à registrada pelas Exportações de Bens e Serviços, 22,6% contra 1,6%, respectivamente.
 
Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)