Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Sustentabilidade da ZFM é destaque durante visita de diplomata chileno à SUFRAMA


Sustentabilidade da ZFM é destaque durante visita de diplomata chileno à SUFRAMA - Gente de Opinião

Nesta quinta-feira (07), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) recebeu o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt, em reunião realizada com a participação do superintendente Appio Tolentino, dos superintendentes adjuntos de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Marcelo Pereira, e de Projetos, Luiz Flávio Simões, além de técnicos das coordenações gerais de Estudos Econômicos e Empresariais e de Comércio Exterior.


Durante o encontro, foram apresentadas as diretrizes da Zona Franca de Manaus (ZFM), a infraestrutura logística da região e os benefícios gerados social, econômica e ambientalmente a partir da implementação do modelo de desenvolvimento regional criado em 1967.


O superintendente Appio Tolentino afirmou que "atuamos com muito rigor na questão ambiental para aprovação de projetos para a região. Somos a favor de fomentar constantemente a produção na região, mas temos o compromisso de garantir a sustentabilidade. A Zona Franca de Manaus é o principal agente de preservação da floresta amazônica".


Marcelo Pereira complementou lembrando da importância do desenvolvimento sustentável. “O desafio é pensar em como desenvolver outras cidades da mesma forma que a capital amazonense foi desenvolvida, atentando para a questão ambiental", afirmou.


Luiz Flávio disse que "no momento em que se parar de olhar para a Zona Franca de Manaus, as atividades realizadas na região podem começar a avançar na floresta causando impactos não sustentáveis".


Essa preservação ambiental propiciada pela implantação do modelo e a característica da ZFM apresentada pela equipe técnica motivou o embaixador chileno. "Nossa tarefa é tratar de estreitar, de todos os modos possíveis, a relação com a Zona Franca de Manaus", pontuou Schmidt, lembrando que no Chile há uma tradicional Zona Franca, na cidade portuária de Iquique, de proporções bem inferiores à ZFM, mas com boas possibilidades de integração.

Mais Sobre Economia - Nacional

Rondônia lidera produção nacional de peixes nativos

Rondônia lidera produção nacional de peixes nativos

O Brasil produziu 722.560 mil toneladas de peixes de cultivo em 2018.

As UHEs Santo Antônio e  Jirau, quem serão os responsáveis 2 -  A importância do SIMPLES Nacional

As UHEs Santo Antônio e Jirau, quem serão os responsáveis 2 - A importância do SIMPLES Nacional

A importância do SIMPLES Nacional Em um recente estudo apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os autores alegam que as atua

Rondônia presente em reunião de dirigentes do Sebrae em Brasília

Rondônia presente em reunião de dirigentes do Sebrae em Brasília

Diretores rondonienses participaram da integração e alinharam estratégiasOs Diretores Executivos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Expectativa sobre o novo governo brasileiro - Aumento na conta de energia: MPE’s tem previsão de 7 mil demissões

Expectativa sobre o novo governo brasileiro - Aumento na conta de energia: MPE’s tem previsão de 7 mil demissões

*Expectativa sobre o novo governo brasileiro*A edição deste ano do Fórum Econômico Mundial, que foi realizada no fim do mês passado em Davos (Suíça),