Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Prefeito assina convênio para execução do projeto de Mandiocultura


Prefeito assina convênio para execução do projeto de Mandiocultura - Gente de Opinião
O prefeito Roberto Sobrinho assinou na manhã desta segunda feira (27/06), convênio para a realização do projeto de Mandiocultura, que vai beneficiar inicialmente a Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Joana Darc III – Agrovila Chico Mendes – Travessa João Costa. O projeto contará com a participação da Emater, Sebrae, Embrapa e Senar. “Queremos valorizar a produção local e isso não significa só aumentar a produção, mas possibilitar que outras atividades ligadas a esta cultura possam surgir e que possamos aproveitar tudo o que a mandioca possa oferecer, isso vai garantir mais postos de trabalho, mais geração de renda e valorização de nossos produtos”, disse.

De acordo com o secretário José Wildes (Semagric) o projeto visa capacitar os produtores rurais que trabalham com a cultura da mandioca para melhorar sua organização. “O objetivo é auxiliar no planejamento da construção das estruturas rudimentares dos barracões de beneficiamento da mandioca, a utilização de equipamentos adaptados, a exemplo das agroindústrias de farinha, orientação para a diversificação da produção e principalmente a assistência técnica, resgatando dessa forma, a auto estima do produtor que agregará valor ao seu produto”, disse Wildes.

O Superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves, disse que um estudo da Cadeia Agroindustrial da Mandioca em Rondônia, foi realizado pelo Sebrae e demais parceiros, e apontou vários gargalos nos elos da cadeia. “Entre eles podemos citar a baixa organização dos produtores; falta de assistência técnica qualificada; falta de regularização fundiária; construções rudimentares e sem planejamento; utilização de equipamentos obsoletos e adaptados; falta de diversificação da produção”, detalhou.

O chefe da divisão de administração da Embrapa, Calixto Rosa, reforçou que para a realização de projetos como este, voltado a dar condições de melhorias ao produtor rural, é preciso que haja políticas públicas, a organização do setor rural envolvido, acesso ao crédito e linhas de produção. “É preciso um esforço conjunto para que a produção rural avance e com a ajuda de parceiros haverá outras possibilidades, aproveitando da raiz à fécula da mandioca”, destacou.Prefeito assina convênio para execução do projeto de Mandiocultura - Gente de Opinião

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do PA Joana Darc III, Wesley Azevedo, agradeceu a prefeitura e demais parceiros ressaltando que Porto Velho em breve poderá competir com cidades como Cruzeiro do Sul, famosa por sua farinha. “A nossa é muito melhor”, disse.

O Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) parabenizou a iniciativa da prefeitura. “Eu lembro que em 2006 e 2007 as audiências públicas discutiam as estratégias para o fortalecimento da agricultura. E hoje vemos que o caminho está sendo percorrido e que estamos avançando e o melhor é que estamos valorizando as culturas regionais”, comentou.

O secretário executivo da Emater, Elisafam Sales, acrescentou que a mandioca é cultivada em todos os 52 municípios do Estado de Rondônia, sendo importante fonte de subsistência e de renda para a agricultura familiar. “Cerca de 20.000 produtores trabalham na mandiocultura. A área plantada quanto a produção obtida tem evoluído significativamente nos últimos dez anos”, disse.

 

O projeto

O Projeto terá a duração de 3 anos, iniciando neste mês e com termino em novembro de 2013, tendo as seguintes etapas: Implantação de Unidade Demonstrativa, Fomento à Produção, Acesso à inovação e Gestão de Mercado. A contrapartida da Prefeitura nesse Projeto é de 150 mil reais para os 3 anos. O objetivo é alcançar a produtividade de 25 toneladas. “Queremos aumentar as vendas de produtos beneficiados em 60% em 2012 e 20% até 2013”, disse Wildes.
 

A cultura

A área plantada na safra 2007/2008 foi de 31.186 hectares, para uma produção esperada de 526.469 toneladas. No ranking dos Estados produtores Rondônia aparece na 17ª posição, respondendo por 1,9% da produção nacional. No município de Porto Velho a área plantada em 2009 aumentou em 85,98% em relação ao ano 2000, consequentemente houve um aumento da produção de 102,07% referente a 2000. Porém, a produtividade teve um incremento de apenas 1,34 toneladas/ha.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)