Sábado, 24 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Ipem-RO fiscaliza brinquedos dos ovos de chocolate


Além do selo, a orientação é para que os pais no momento da compra verifiquem as especificações do produto, como o material utilizado na confecção, com vistas a evitar intoxicação, no caso de a criança colocá-lo na boca ou mesmo por inalação; e a faixa etária indicada, para evitar incidentes, como a criança engolir peças pequenas, inseri-las no nariz ouvido, entre outros. No caso da faixa etária, Edvânia explicou que os pais podem observar na própria embalagem, que é obrigação do fabricante informar. Mas quanto ao selo do Inmetro isso só pode ser feito abrindo a embalagem onde o brinquedo deve estar inserido em outra embalagem constando o selo.

A exemplo do ano passado, todos os ovos de marcas diferentes abertos nesta quinta-feira continham as exigências do Inmetro, fato que as técnicas do Ipem-RO atribuem à conscientização dos próprios fabricantes sobre essa necessidade para evitar prejuízos, pois caso contrariem as normas de segurança, todos os produtos são apreendidos e levados para o Ipem, enquanto o estabelecimento revendedor recebe notificação para ser ressarcido pelo distribuidor ou fabricante. Após todos os procedimentos e prazos para os fabricantes, dependendo do caso, os produtos são devolvidos ou doados a entidades beneficentes.

Eulália, que é responsável pela área de pré-medidos, disse que a apreensão também ocorre quando o peso ou medida do produto está abaixo do especificado. Essa etapa, que é mais demorada por necessitar da abertura de no mínimo cinco unidades da mesma marca para comprovar o peso, será feita na próxima semana. No caso de apreensão, o produto é testado no laboratório do Ipem.

A cabeleireira Kelma Reis, que comprava ovos de chocolate no momento da fiscalização do Ipem, revelou que não costuma verificar a faixa etária. “Pelo tipo do brinquedo eu já analiso se é ideal ou não para a criança”, disse.

Já a odontóloga Kassia Santos aproveitou para lembrar, que além da preocupação com as exigências do Inmetro, os pais devem estar atentos às consequências do chocolate, que são as cáries. “Por isso é necessário que depois a criança seja orientada a escovar os dentes”, alertou.

Para o presidente do Ipem-RO, Osny Ortiz, o mais importante é que as ações das equipes estão ocorrendo sem transtornos, o que mostra também a conscientização dos representantes comerciais (gerentes, proprietários) sobre o trabalho dos órgãos que visam garantir segurança ao consumidor no ato da compra de um determinado produto.

Fonte: Veronilda Lima
 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Sábado, 24 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)