Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Governo prepara medidas com desonerações



Bruno Bocchini
Agência Brasil


São Paulo – O ministro do Planejamento, Fernando Pimentel, disse que o governo prepara medidas para contrabalançar a perda de competitividade brasileira causada pelo câmbio e aumentar o consumo interno.

O conjunto de medidas deverá incluir desonerações, incentivos pesados à inovação, aos investimentos, e um reforço nas linhas de financiamento para exportação. “Eu espero que [sejam implementadas] na virada do mês, mas eu não posso falar prazos porque quem determina é a presidenta”.

Também deverá constar das medidas uma política de compras governamentais com forte conteúdo nacional. Pimentel disse que “dentro de alguns dias, talvez semanas”, o governo deverá adotar estas novas medidas.

“Já existe essa política nas compras da Petrobras e alguma coisa do setor elétrico, mas ela pode ir muito além. Os governos estaduais, municipais, e federal são grandes compradores. Se nós colocarmos conteúdo nacional nessas compras, nós vamos beneficiar nossa indústria como um todo”, disse o ministro.

“Não tem nada de errado, nada de retrógrado, nem protecionista. Isto é o que todos os países do mundo fazem para defender a sua economia, defender os seus empregos, empresários e os seus trabalhadores”, defendeu Pimentel.

De acordo com o ministro, o segmento mais prejudicado é o da indústria pesada e a manufatureira, grandes geradoras de empregos no país. Pimentel voltou a dizer que o problema cambial não tem como ser resolvido com medidas internas, e não está ao alcance das ações do governo. “Ela não depende da nossa vontade. Ela tem a ver com a política monetária principalmente dos Estados Unidos, que faz uma política monetária expansionista, quase no limite da irresponsabilidade”.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)