Domingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

FIERO apresenta projeto de fortalecimento da indústria



Na ocasião, o assessor da FIERO, Antonio Rocha Guedes explicou que o projeto, idealizado e realizado pela FIERO em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO), representado na reunião pela técnica Andréia Tamayose Rezende, tem como objetivo estabelecer um processo de organização para o fortalecimento econômico das empresas do setor gráfico, com ênfase na modernização da produção, atendimento aos padrões técnicos e exigências ambientais garantindo produtos de qualidade para ampliar sua participação no mercado, de forma competitiva.

De acordo com Andréia o público alvo são empresas industriais do setor gráfico, especialmente as sediadas nos municípios de Porto Velho e Ariquemes. “Pretende-se atender um universo de pelo menos 25 indústrias, preferencialmente aquelas vinculadas ao Sindicato da Indústria Gráfica do Estado de Rondônia (Sindigraf/RO), com ações de estruturação do núcleo setorial gráfico”, disse.

A técnica do IEL/RO falou também sobre as principais ações previstas, como a sensibilização e mobilização do setor produtivo, pesquisa e diagnóstico situacional das empresas, treinamentos e consultorias, visitas técnicas e assessoria orientada, participação em missão empresarial e intercâmbio setorial.

Segundo o presidente do Sindigraf/RO, Edson Coelho a partir do momento em que novos produtos são desenvolvidos e investimentos são feitos, se não houver um planejamento adequado, o que parecia uma oportunidade ou uma salvação pode se tornar um pesadelo. “A decisão de como fazer é estratégica, sendo que as mudanças próprias do mercado já são um desafio para as gráficas como um todo”, alertou.

O representante do Sindicato disse ainda que possibilitar a utilização dessas ferramentas para auxiliar nas decisões estratégicas, principalmente, nas áreas de gestão institucional e produção comercial, é a proposta do Procompi para o setor gráfico de Rondônia. “Vale ressaltar que tendo à frente a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o IEL de Rondônia, a classe empresarial produtiva tem a certeza da qualidade e confiabilidade deste projeto que visa fortalecer a indústria gráfica do Estado”, disse.

“Estivemos no Sindicato da Indústria Gráfica, um segmento importante no contexto da economia rondoniense, onde fizemos o lançamento do Procompi, um projeto que além da FIERO e do IEL, conta com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do SEBRAE, com o objetivo de trazer o alinhamento das técnicas modernas de gestão, buscando uma maior produtividade e melhor produto final para a indústria de Rondônia” falou o presidente Denis Baú durante o encontro.

Baú destacou o pioneirismo da FIERO em montar o Procompi para a indústria gráfica, atendendo à solicitação desse segmento. “É um esforço que todas as nossas Casas têm feito, nossos técnicos têm trabalhado incansavelmente na busca da modernidade, da transferência de alta tecnologia para nossa indústria e temos a certeza de que todos os segmentos contemplados por estas ações da FIERO perceberam a importância e magnitude desse alinhamento tecnológico para o futuro da sua empresa”.

O presidente ressaltou que o Procompi começou com a panificação, e agora passa a atender o vestuário, estamos lançando para indústria gráfica e também vai contemplar a construção civil. “A ideia é que todos os segmentos que precisem buscar este alinhamento tecnológico, a Federação está apta à buscar e elaborar estes programas de forma a viabilizar economicamente a implantação de novas tecnologias na indústria de Rondônia”, finalizou.

Fonte:  FIERO

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Domingo, 25 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)