Porto Velho (RO) sábado, 26 de maio de 2018
×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Fecomércio-RO vai expedir Certificado de Origem de mercadorias


 
Após a assinatura do Acordo de Cooperação Bilateral entre o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, e, Miguel Vega Alvear, presidente da Capebras - Câmara Binacional de Integración Comercial, na semana passada, na Embaixada do Brasil em Lima, no Peru, a Federação do Comércio de Rondônia volta suas atenções para a expedição do Certificado de Origem.

Esta semana, os colaboradores da federação foram treinados para a implantação do sistema de Certificação de Origem. O curso foi ministrado pelo consultor Rodrigo Bregola, da Federação do Comércio do Estado do Paraná. É um investimento para beneficiar empresas e empresários interessados no Mercado Exterior.

“O Acordo de Cooperação vai facilitar a relação comercial com as empresas peruanas. Precisamos agora chegar com nossas mercadorias com preços competitivos. É justamente o que o Certificado de Origem vai fazer: dar um tratamento tarifário diferenciado entre os países integrantes”, lembrou o presidente.

O Certificado de Origem concede Preferências Tarifárias (redução ou isenção do Imposto de Importação) às mercadorias exportadas e proporciona acesso a mercados de países signatários dos acordos comerciais. É um documento criado pelos acordos internacionais de comércio que comprova a origem da mercadoria e que em seu processo de produção cumpriu alguns critérios previamente previstos pelos acordos para concessão de preferências tarifárias.

Mais Sobre Economia - Nacional

Greve dos caminhoneiros já afeta faturamento e Ebit reduz previsão de crescimento para maio

Vendas de eletrônicos e de eletrodomésticos são as que mais perderam share desde o início da greve

Greve afeta supermercados e ameaça produção de veículos

"Muitas fábricas já pararam suas linhas de montagem e, se a greve dos caminhoneiros continuar até o fim de semana, é certo que todas as fábricas parar

Representante dos caminhoneiros: governo Temer foi irresponsável

Representante dos caminhoneiros: governo Temer foi irresponsável

Tanto a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) quanto a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos saíram de reunião com ministros n