Quinta-feira, 17 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Dia das Mães: Varejo espera aumento superior a 10% nas vendas


Ione Luques - Agência O Globo RIO - Depois da corrida atrás dos chocolates, na Páscoa, as vitrines já denunciam: é hora de pensar no presente da mamãe. Faltando pouco mais de duas semanas para o Dia das Mães, já começam a ser lançadas as campanhas de shoopings e lojas de varejo para lembrar a data, considerada a segunda melhor do ano para o comércio. Mesmo com o alto nível de inadimplência, principalmente entre mulheres e jovens, o comércio aposta no crediário e no parcelamento oferecido pelas administradoras de cartão de crédito como forma de atrair o consumidor. Nas lojas, as opções vão dos artigos tradicionais, como roupas e perfumes, a itens feitos especialmente para a data. Para os mais criativos e que querem fugir do óbvio, há opções diferentes de presente, como estadia em hotel, um almoço especial num restaurante na Serra ou , para a mamãe preocupada com a saúde e a boa forma, pacotes específicos em academias de ginástica. Passados os meses de janeiro a março, que costumam ser os piores para os lojistas, a expectativa é de acréscimo nas vendas, o que já foi verificado na Páscoa, que trouxe um incremento entre 10% e 12%. - O Dia das Mães é a segunda maior data para o varejo, vindo apenas atrás do Natal. Na verdade, falamos que é o segundo Natal do ano para o setor, afirma Valéria Carrete, diretora de Marketing do Ponto Frio. Segundo Valéria, a expectativa é de aumento de 20% de aumento nas vendas em relação a maio de 2006. Quanto às classes sociais, já que a rede atende às classes de A a E, é verificado um crescimento das compras entre aqueles de menor poder aquisitivo. - Os clientes de classes mais altas não se prendem a datas especiais para comprar o que querem , mas também não deixam de aproveitar a ocasião para presentear a mãe. Já os de menor poder aquisitivo, aproveitam essas oportunidades para adquirir um bem. Entre a grande massa de consumo, muitas vezes se cotizam entre si para dar um presente melhor ou até um que atenda à necessidade ou ao desejo de toda a família, sob o "guarda-chuva" de que aquele bem é para a mãe, acrescenta Valéria. Normalmente há duas tendências claras na hora da escolha do presente: artigos de uso e cuidados pessoais, como secadores de cabelo, chapinha, depiladores elétricos; e televisão e aparelhos de som de baixo/médio custo, para que a mãe coloque no seu quarto. Quanto à forma de financiamento, a rede trabalha com os limites determinados pelas administradoras de cartões de crédito, ou seja, parcelamento em até 12 vezes, e no caso de carnês, o parcelamento pode ser em até 24 vezes. - Procuramos a flexibilização das formas de pagamento, para que as prestações atendam à necessidade daquele que está comprando. Não há como fugir dos juros. Obedecemos às taxas de mercado. Para o cliente, o que importa é que a prestação caiba no seu orçamento, enfatiza a gerente de marketing do Ponto Frio. Além das facilidades de pagamento, o Ponto Frio preparou uma promoção especial da comemorar o Dia das Mães. Em qualquer compra que fizer, o cliente já pode oferecer o Especial da Mamãe, um cartão com validade de um ano que dará acessos a benefícios mensais exclusivos, descontos em diversos produtos e serviços na rede, assim como descontos em produtos e serviços de parceiros. Para isso, é só preencher o cadastro com os dados pessoais, disponível na loja, na Internet ou na central de televendas. Além disso, o Ponto Frio realiza a promoção "Dia das Mães é do Caribe", que vai sortear 31 viagens com direito um acompanhante para Aruba. Cada compra igual ou acima de R$ 150, dá direito a um cupom. Desde o início da veiculação da campanha na televisão, houve um aumento de cadastros do Especial da Mamãe e muitas pessoas estão indo às lojas para saber detalhes da promoção. - Um aumento gradual de cadastros e de fluxo de clientes em busca de informações é um bom termômetro, um sinal no nosso painel de controle, de que a campanha está agragando valor ao cliente, concluiu Valéria Carrete. As Casas Bahia, por sua vez, espera um acréscimo de 10% nas vendas, comparado com maio de 2006. Para a data em homeangem às Mães, a rede está com uma promoção especial no momento - "Super Casa Completa" -, segundo a qual, na compra dos conjuntos que fazem parte da promoção com o cartão de crédito Casas Bahia/Bradesco/Visa, o cliente ganha um microondas para presentear sua mãe. Para esta promoção, que conta com 14 itens pré-combinados, o cliente pode pagar suas compras em até 24 parcelas iguais de R$ 99,90, mas somente no cartão de crédito das Casas Bahia. As ofertas são válidas até o domingo dia 29 de abril ou enquanto durarem os estoques. Um exemplo de conjunto que faz parte da promoção é o formado por guarda-roupa com cinco portas e duas gavetas Madri + cama de casal Lírio + colchão Regente + dois travesseiros Probel, num total de cinco produtos. Para os produtos fora da campanha Super Casa Completa, o cliente deve consultar nas lojas da rede as condições de parcelamento de cada item. Já a Americanas.com dá início às promoções para o Dia das Mães lançando o hotsite especial da data. Os filhos aproveitam a comodidade de comprar sem sair de casa e contam com forma de pagamento facilitada. Todo o site está em até 12 vezes sem juros, para parcela mínima de R$ 30 e frete grátis para compras acima de R$ 299. Entre as promoções, está a bolsa RCG 302 Marinho Pequeno, da Rosa Chá, cujo preço baixou de R$ 99 por R$ 89, ou a eua de toillete Pour Elle Feminino, cujo frasco de 50ml sai por R$ 49,90 e o de 100ml, por R$ 89,90. Desde o dia 15 de abril, o Shoptime também está com sua programação na televisão voltada para as mamães. Para a data, foi criada uma nova coleção de cama, mesa e banho, com tudo o que a mãe moderna ou clássica gosta. Também foi lançado um catálogo exclusivo voltado para a data. Para a Internet, a empresa lançou um hotsite chamado "Presente com Amor", onde os internautas encontram dicas de presentes que podem ser escolhidos de acordo com o perfil da homenageada. Os consumidores podem parcelas suas compras em até 12 vezes sem juros, nos cartões de crédito, para a parcela mínima de R$ 30, e frete grátis para as compras acima de R$ 299. Entre as promoções oferecidas pelo Shoptime, está o Faqueiro inox 130 pçs , cujo preço normal é R$ 899 e está saindo por R$ 379, podendo ser parcelado em 12 vezes de R$ 31,58. Para as mães ligadas em informática ou cine e foto, as opções são o MP3 player de 2gb, a R$ 349 (12 x R$ 29,08) ou a camêra digital Canon A430 , por R$ 599 ou em 12 x R$ 49,92.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)