Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

CNI aumenta para 3,8% projeção de crescimento econômico



Daniel Lima e Kelly Oliveira
 Agência Brasil


Brasília - A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre fez a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisar para cima as estimativas para a economia este ano. Segundo nota divulgada hoje (3), a projeção para o crescimento do PIB, que era 3,5% em abril, aumentou para 3,8%. A expectativa de expansão do PIB industrial subiu de 2,8% para 3,2%.

Hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o PIB, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, cresceu 1,3% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o trimestre anterior.

A indústria teve expansão de 2,2%, mas o setor extrativo mineral teve retração de 1,5% no período. Já o setor de transformação, destaca a CNI na nota, teve alta de 2,8% e a construção, de 2%.

Pelos dados do PIB, o ritmo de expansão dos investimentos aumentou no primeiro trimestre deste ano e a formação bruta de capital fixo teve expansão de 1,2% ante o último trimestre do ano passado.

A CNI enfatiza que, “em compensação, as medidas de restrição ao crédito reduziram o consumo das famílias, que teve forte queda no primeiro trimestre de 2011, passando de 2,3% no quarto trimestre de 2010 para 0,6% no primeiro de 2011, na comparação com o trimestre anterior”.

Por outro lado, ressalta a confederação, os gastos do governo aumentaram 0,8% nos três primeiros meses do ano em comparação ao último trimestre de 2010, as exportações caíram 3,2% e as importações recuaram 1,6%.

Mesmo com o resultado do PIB do primeiro trimestre, a entidade avalia, com base em indicadores recentes da Sondagem Industrial e do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), que o ritmo da atividade econômica será menor no segundo semestre.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)