Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Caixa já começou a negociar compra de participação em bancos pequenos



Agência Estado

Discretamente, a Caixa Econômica Federal já começou a negociar a compra de participação em bancos pequenos e algumas empresas de setores que sofreram com a restrição de crédito depois do agravamento da crise financeira. As compras serão feitas pela Caixa-Par, que será formalmente criada nos próximos dias e terá sede em Brasília.

Em pelo menos dois bancos pequenos, as negociações já estão avançadas, segundo fontes ouvidas pela Agência Estado. Mas há conversas iniciadas também com um banco de médio porte.

As negociações começaram há alguns meses, mas se intensificaram depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, no início deste mês, a Lei 11.908, originada da Medida Provisória (MP) 443, que autorizou os bancos públicos a comprarem outros bancos e a Caixa a criar a Caixa-Par.

A Caixa-Par ficará ligada à vice-presidência de Finanças da Caixa e os nomes da diretoria serão definidos até o final desta semana. Voltada para investimentos e participações, a Caixa-Par será o braço financeiro da Caixa para expansão de negócios nesse ambiente em que oportunidades se intensificaram.

"A Caixa está conversando com vários bancos e fazendo prospecção de mercado", disse uma fonte do governo. Segundo a fonte, a Caixa deve priorizar a compra de participações nos bancos e não a instituição financeira inteira, num modelo parecido com a da operação feita pelo Banco do Brasil (BB) e o Votorantim. "A modelagem operacional e de governança está sendo desenhada", contou a fonte.

Uma das orientações dadas ao banco estatal pela equipe econômica é de priorizar operações em nichos que foram afetados pelo travamento de crédito que abalou os bancos médios e pequenos, entre eles o financiamento de automóveis.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024 | Porto Velho (RO)