Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Brasileiro está mais otimista sobre futuro da economia


Stênio Ribeiro
Agência Brasil

Brasília – O brasileiro está mais confiante quanto à melhoria da situação socioeconômica do país, mostra pesquisa divulgada hoje (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Índice de Expectativa das Famílias brasileiras (IEF) aumentou de 67,2%, em fevereiro, para 67,7% em março.

Esse foi o segundo melhor patamar de otimismo já registrado pelo Ipea, atrás apenas dos 69% verificados no último mês de janeiro. A pesquisa foi realizada no mês passado em 3.810 domicílios de 214 municípios de todos os estados.

O índice apurado em março cresceu em quatro das cinco regiões brasileiras. A exceção foi a Região Sudeste, com queda de 68,8% para 67,7% na relação mensal, mas ficou na média nacional juntamente com a Região Sul, que teve o otimismo alavancado em 1,1 ponto percentual de fevereiro para março.

O melhor resultado da pesquisa foi registrado na Região Centro-Oeste, onde o otimismo das famílias cresceu 11,5 pontos e se situa no patamar de 81,3%, considerado como “grande otimismo”. Com desempenhos mais fracos, mas ainda dentro da faixa de otimismo, as regiões Norte (65%) e Nordeste (64,2%) tiveram altas de 2,1 e de 0,3 pontos, respectivamente, e alcançaram níveis de 65% e de 64,2%.

A definição do IEF resulta da combinação de cinco vertentes da pesquisa e busca saber as expectativas das famílias sobre a situação econômica nacional, sobre as perspectivas de condições financeiras, sobre decisões de consumo, sobre condições de quitação de dívidas e em relação ao mercado de trabalho.


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)