Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Auditor fiscal lança livro inédito sobre impostos estaduais


 
Será lançado nesta quinta-feira, às 19:00 horas na Livraria Exclusiva, no Porto Velho Shopping, o livro “Impostos Estaduais – Rondônia: ICMS, ITCD,IPVA” de autoria do auditor fiscal Francisco das Chagas Barroso, pós-graduado em Direito Público. Barroso, atualmente trabalhando na Gerência de Tributação (GETRI) da Coordenadoria da Receita Estadual (CRE), da Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN).

Francisco das Chagas Barroso reuniu em 321 páginas informações sobre os três principais impostos de arrecadação do Estado: o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre a Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortes e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). O trabalho editado pela Nelpa de São Paulo levou dois anos para ser concluído e é considerada uma obra inédita no Estado.

O autor disse que dúvidas corriqueiras de colegas e de contribuintes sobre esses impostos e a falta de um livro específico dessa natureza, serviram de inspiração para realização do trabalho. “O livro chega em boa hora, primeiro porque estará sendo lançado o edital do concurso para auditor fiscal da SEFIN e vem ao encontro do momento econômico do Estado, que vive um movimento intenso de investimentos, o que demanda uma busca maior por informações fiscais tributárias locais”, salientou.

Francisco das Chagas acrescenta que o trabalho é destinado também a contadores, auditores fiscais, administradores e para quem pretende conhecer sobre os impostos estaduais.

Detalhamento da obra

O livro está dividido em VII capítulos. Nos capítulos I, II e III são apresentados tópicos da legislação, da doutrina e jurisprudência acerca de cada um dos três impostos. No IV é inteiramente voltado ao ICMS prático e dúvidas tributárias no contexto de Rondônia.

Os capítulos V e VI são direcionados a todos que se preparam para estudantes universitários e de concursos, trazem ótimos exercícios comentados e questões objetivas relacionadas à matéria, provenientes de concursos anteriores.

Encerrando, o capítulo VII é voltado para a consulta, pois trata sobre a compilação das disposições constitucionais sobre impostos de competência dos Estados e da Lei Complementar nº 87/96, que estabelece normais gerais de ICMS. “Apesar da reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional que irá alterar substancialmente a legislação do ICMS, até a sua aprovação, regulação e implementação efetiva, ainda teremos um período considerável com o imposto regido nos moldes atuais”, informou o auditor fiscal.

Primeira edição

Segundo Barroso, a primeira tiragem será de 400 exemplares e o valor do livro terá preço especial no dia do lançamento. 

O autor convidou as autoridades e colegas da SEFIN, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras que atuam nas áreas jurídicas, tributárias, contábil e fiscal de Rondônia. 

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

Programa Social: Novo Bolsa Família cumprirá teto de gastos, diz ministro da Cidadania

O programa social que pretende substituir o Bolsa Família terá o maior valor possível para o benefício dentro do teto de gastos, disse hoje (9) o mi

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

Banco do Brasil lança dois programas de desligamento incentivado

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11) dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a 5 mil fun

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Entre vinhos e lagostas Lewandowski instaura o caos + Não há empregos sem empresas

Não há empregos sem empresasEm 1985, a inflação no Brasil atingiu o valor de 242,23%. Em 1986, com receio da aceleração descontrolada da inflação, o g

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

MEI: Quem terá direito ao vale de R$600 e como pedir? + COVID19 no Brasil: cuidados

COVID19 no Brasil: cuidadosNa tentativa de conter a disseminação do novo Coronavírus (COVID19), diversos países do mundo reforçaram suas medidas de is

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)