Porto Velho (RO) sábado, 26 de maio de 2018
×
Gente de Opinião

Economia - Nacional

Atividade econômica tem queda de 0,13% no primeiro trimestre


A atividade econômica registrou queda no primeiro trimestre deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), dessazonalizado (ajustado para o período), teve retração 0,13% de janeiro a março, comparado ao último trimestre de 2017, de acordo com dados divulgados hoje (16).

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, houve crescimento de 0,86% (sem ajuste para o período). Em 12 meses encerrados em março, o indicador apresentou crescimento de 1,05%.
 
Em março, comparado ao mesmo mês de 2017, houve queda de 0,66%. Na comparação com fevereiro, o índice registrou retração de 0,74%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo BC para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial é o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas no país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais Sobre Economia - Nacional

Greve dos caminhoneiros já afeta faturamento e Ebit reduz previsão de crescimento para maio

Vendas de eletrônicos e de eletrodomésticos são as que mais perderam share desde o início da greve

Greve afeta supermercados e ameaça produção de veículos

"Muitas fábricas já pararam suas linhas de montagem e, se a greve dos caminhoneiros continuar até o fim de semana, é certo que todas as fábricas parar

Representante dos caminhoneiros: governo Temer foi irresponsável

Representante dos caminhoneiros: governo Temer foi irresponsável

Tanto a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) quanto a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos saíram de reunião com ministros n

Sem combustível, maior empresa de alimentos paralisa 13 fábricas

Sem combustível, maior empresa de alimentos paralisa 13 fábricas

A greve dos caminhoneiros, que já paralisa estradas de 23 Estados e o Distrito Federal, também afetou seriamente as operações da BRF, maior empresa br