Porto Velho (RO) sábado, 7 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Dicas de Saúde

DICAS DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA



NUTRIÇÃO

ALHO E SEUS PODERES

O Alho (nome científico Allium sativum L.), condimento usado principalmente para dar sabor à comida, engrandecendo a qualidade dos alimentos, é um bulbo que, além da sua importância na culinária, também tem grande importância na proteção do organismo devido às suas substancias bioativas.

O uso do alho como medicamento não é coisa nova. Hipócrates, considerado o pai da Medicina, já o recomendava, ainda na Grécia Antiga (os gregos chamavam o alho de rosa do mau cheiro), para a cura de fraqueza, dores de cabeça, tumores e, também, como eficiente diurético.

Mais modernamente, coube ao cientista francês Louis Pasteur, descobrir a ação bactericida do alho, e ao alemão P.W. Semmler outra conquista importante, a de isolar as substâncias do alho capazes de prevenir doenças cardíacas.

O uso do alho é apontado como eficiente na redução do colesterol, para o aumento da elasticidade dos vasos e relaxamento de pequenos músculos, o que assegura maior resistência a agressões provocadas pela hipertensão arterial. Em seus trabalhos, o pesquisador Augusti (1977), utilizou o suco de alho fresco em 5 pacientes por dois meses, visando a redução dos níveis de colesterol, conseguindo atingir seu objetivo. Pesquisadores de uma Universidade em Roma (Itália) descobriram, ao estudarem células tumorais, que as substâncias do alho também são capazes de proteger o fígado contra esses tumores.

Por seus princípios ativos, o alho é recomendado por especialistas no sentido de uma alimentação mais saudável, sendo que a presença desse condimento em sua forma natural, ou seja, crua, as substâncias protetoras encontradas nesse bulbo são melhor aproveitadas.

Fonte principal da pesquisa: Faça do Alimento o Seu Medicamento: previna doenças/Jocelem Mastrodi Salgado

Fonte: Revista Super Saudável nº 30 –Editora Responsável – MTB – 16.649
Nutricionista Maria Fátima Souza de Albuquerque: CRN-1266/7ª





FISIOTERAPIA

Objetivo da RPG – Reeducação Postural Global

O objetivo principal da RPG, sigla que identifica a técnica fisioterápica da Reeducação Postural Global, indicada não só para quem sente dores lombares, mas para todos aqueles que querem buscar o equilíbrio.

Basicamente a RPG busca oferecer ao paciente a saúde integral do corpo, mas para isso é preciso que a pessoa seja acompanhada por um fisioterapeuta, que fará um diagnóstico completo do problema.

A técnica da Reeducação Postural Global pretende encontrar a causa da patologia que, muitas vezes, pode até estar localizada bem distante de onde aparece o sintoma.

A aplicação da RPG não tem idade definida, podendo sere utilizada tanto em recém-natos quanto ao membro do grupo da 3ª Idade, sendo seus resultados rápidos e com muita eficiência.

Nosso próximo tema será Pilates

Fisioterapeuta Geraldo Miranda - Crefito 9.98111 





 
Nutrição


A obesidade abdominal é um fator de risco para a Síndrome Metabólica – distúrbio caracterizado pelo comprometimento da tolerância à glicose, resistência à insulina, taxa elevada de triglicerídeos, baixo HDL (bom) colesterol e tendência à hipertensão arterial. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a pessoa que apresente a circunferência da cintura acima de 0,90cm (homens) e 0,85cm (mulheres) e se apresente com essa descrição, é considerada com fatores determinantes para essa síndrome a qual também leva a problemas cardiovasculares. Estudos comprovam que não só as pessoas obesas correm risco de desenvolver a síndrome metabólica, mas também as que se encontram com sobrepeso principalmente quando se trata de mulheres cujos ovários apresentam-se com cistos.

Sendo assim, o compromisso com uma alimentação saudável em que estejam sempre presentes alimentos variados, os grãos integrais, as frutas e as verduras que são ricos em vitaminas, fibras e minerais, assim como a ingestão de pelo menos 6 a 8 copos de água diariamente. Associada a minimização de alimentos refinados que, quando no momento da industrialização são removidas substâncias importantes para o organismo, além de sobrecarregados de gordura e açúcar, são medidas contribuem consideravelmente para amenizar a situação de portadores da síndrome metabólica ou evitar o aparecimento.

Nutricionista Maria Fátima Souza de Albuquerque - CRN 1266/7ªR
Fontes: Revista Nutrição & Perfomance/ano 8/edição 37 Weil, Andrew. Envelhecer com Saúde: um guia para o bem-estar físico e espiritual. RJ: Rocco, 2006 




FISIOTERAPIA

RPG

Você tem ouvido muito falar em RPG, mas sabe o que é isso e para o quê serve? O fisioterapeuta Geraldo Miranda explica:

RPG significa Reeducação Postural Globol, um método da Fisioterapia desenvolvido pelo francês Philippe Souchard. Ela (a RPG) tem aplicação em patologias que requerem fisioterapia . Um dos principais objetivos é tratar desvios posturais e suas dores decorrentes, através da correção das desarmonias do corpo, sendo indicada não somente para os que sentem dores, mas também para quem busca equilíbrio.

As sessões de RPG são individuais e duram em torno de uma hora, sendo realizados sob orientação de um fisioterapia.

As aplicações da RPG:

Esoliose (desvio da coluna vertebral); dores nas costas e nas articulações; hiper-lordose; hiper-cifose; retificações de coluna vertebral; desvio de joelho (varo e valgo); busite de quadril e ombro (calcificação da coluna vertebral); cefaléias; pé cavo e plano; bruximos, tensões musculares e problemas de sono; refluxo.

(na próxima "Qualidade de Vida) você vai conhecer as cadeias musculares e os objetivos da RPG

Fisioterapeuta Geraldo Miranda - Crefito 9.98111




DICAS PARA UMA BOA VIAGEM

 
Semana santa é tempo de visitar parentes, amigos, conhecer outras terras. O site Gentedeopinião ouviu especialistas e preparou para você algumas dicas sobre Nutrição, Fisioterapia, Medicina e Segurança.  Leia com atenção e pratique as sugestões.

Bom, e nós também desejamos que você e sua família façam uma BOA VIAGEM!

 
NUTRIÇÃO

Não consumir saladas cruas em viagens ou em restaurantes desconhecidos.
1 - Beba só água tratada, mineral ou fervida. Nunca em água de bicas à beira das estradas, sem que seja identificada como uma fonte potável.
2 - Evite a ingerir alimentos na rua, em locais desconhecidos. Principalmente de maionese que pode ser causadora de Salmonelose (infecção pela bactéria salmonela. A maioria das pessoas infectadas por salmonela desenvolve diarréia, febre e cólica abdominal entre 12 e 72 horas depois da infecção).
3 - Conter-se em relação às bebidas. É bom manter-se hidratado, mas não tomar um refrigerante inteiro a cada parada. Dar preferência à água. Não use bebida alcoólica antes e durante a viagem. Além de problemas de saúde ainda há o risco de apreensão da carteira e uma ação policial.
4 - Coma apenas o necessário. Evite churrascos, frituras e feijoadas, especialmente se vai dirigir em seguida. Não fazer refeições muito volumosas.
5 - Não fique mais de 4 horas sem se alimentar.
6 - Um café após as refeições é importante, porém não deve ser responsabilizado por manter alerta uma pessoa cansada e com o sono desregulado.
7 - Evitar alimentos ricos em açúcar refinado e doces, por serem produtores de gases. 

 - Diabéticos/Hipertensos

Restaurantes de beira de estrada: Dê preferência às saladas e alimentos dietéticos.
8 - Precaver-se para a hipótese de não encontrar tais alimentos no caminho por onde vai passar. Há necessidade de levar alimentos adequados às suas necessidades.
9 - Se for dependente de insulina não deixar de levá-la assim como toda a medicação que está acostumado a utilizar sem se descuidar dos horários.
10 - Alimentos ricos em sódio como as carnes secas, salsichas, salames, presunto e queijos, devem ser evitados pelos hipertensos.
 
Maria Fátima Souza de Albuquerque
Nutricionista – CRN 1266/7ª Região  

 
 
FISIOTERAPIA
Antes de começar a dirigir alongue seu corpo. Isso melhora o seu rendimento. E faça pausa de 2 em 2 horas, ou quando sentir necessidade de descanso. Ao parar, sempre dê uma alongada (esticada).
 
1 - Apóie o pé em uma superfície mais alta, ou na lateral da porta do carro, estenda (estica) a perna e indica o pé para você, e encosta as mãos na ponta do pe, e conta até 30 segundos, e a outra perna depois.
 
2 - Apóie as duas mãos no teto do carro; faça uma flexão de coluna, as pernas estendidas (esticadas). Conta ate 30 segundos.
 
3 - Sentado ou de pé, cabeça reta, coloque a mão no cabeça e force para o lado oposto direito, relaxa e faça o outro lado, mantenha durante 30 segundos.
 
4 - Sentado ou de pé. Cabeça reta, entrelace os dedos da mão e coloque atrás da cabeça (naca), forçando para frente o braço. mantenha durante 30 segundos.
 
Passageiro, algumas sugestões – tempo de duração: 20 segundos cada):
 
– Em pé, ou sentado, cabeça reta, entrelace os dedos das mãos e coloque atrás da cabeça (nuca), pressionado para baixo com o peso dos braços.
 
– Em pé ou sentado. Cabeça reta. Coloque a mão esqeurda na cabeça e force para o lado direito, sobre o ombro. Descanse e repita, para o lado esquerdo.
 
José Geraldo
Fisioterapeuta - TCE-RO

 
 
MEDICINA

1 –  Na véspera da viagem durma cedo e não ingira bebida alcoólica;
2 –  Se você fuma, nunca fume dirigindo;
3 –  Evite dirigir à noite, quando os reflexos são mais lentos;
4 –  Use sempre o cinto de segurança;
5 –  Se você vai dirigir, não beba;
6 –  Se tiver criança, não deixe que ela vá na frente;
7 –  Beba somente água mineral;
8 –  Não coma comida pesada nas refeições
9–  Se tiver criança, leve a comida dela no isopor e uma garrafa térmica de água quente para fazer o leite.
10 – Não esqueça de levar os cartões do Plano de Saúde.
11– Nem esqueça de levar o cartão de vacinação – adultos e crianças.
 
Dr. Hélio Strutos Arouca
Médico do TCE-RO
 
 
SEGURANÇA
 

Anote dois telefones:
191 - Polícia Rodoviária Federal
190 - Polícia Militar (ambos em qualquer Estado)

 
1.  Não comente sobre a viagem perto de pessoas estranhas.
2. Comunique sua viagem a um vizinho de confiança. Em viagem, telefone para ele de vez em quando. Passe a ele o número do telefone de onde você se hospedar.
3. Peça a um parente ou vizinho para visitar  sua casa, para demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com carro na garagem).
4. Suspenda ou peça ao vizinho para recolher jornais e correspondência.
5.  Não deixe jóias ou dinheiro na casa, nem em cofre.Use o cofre de bancos. 
6.  Só deixe a chave com pessoas de absoluta confiança.
7.  Não coloque cadeados do lado externo do portão. Isso denuncia a saída dos moradores.
8.  Desligue a companhia.
9. Feche as portas com trinco e trancas.Reforce as portas com fechaduras auxiliares. Instale dispositivos de segurança:
10.  Antes de sair cheque se todas as janelas, portas,  estão bem fechadas.
11.  Peça ao zelador ou diarista para não informar que não está em casa
12.  Procure formar uma rede de vigilância comunitária, de forma que todos colaborem na vigilância das residências. 


 

Obesidade é uma doença. Ela se caracteriza pelo excesso de peso e ainda pode aumentar o risco da pessoa desenvolver outras doenças como diabete, pressão alta, doenças do coração e também o câncer. Quanto maior o grau de obesidade, maior é o risco de desenvolvimento dessas doenças.

Alimentação saudável é importante em todas as fase da vida, principalmente quando se trata de obesidade, no sentido de evitá-la ou mesmo para se ter sempre uma melhor qualidade de vida. Sendo assim, vale a pena apostar em alimentos que trazem ao organismo efeito emagrecedor:

Iogurte: reduz gases, evita o intestino preso, regularizando-o com o aumento das bactérias benéficas e eliminando as nocivas trazendo alívio porque desincha o intestino e a barriga.

Pêra: rica em pectina estimula o intestino, tem ação diurética por rica em potássio e auxilia também na redução de gases.

Maçã: trabalha na acidez do intestino e por ser rica em pectina também ajuda a acelerar o intestino preso, mas para isso deve ser comida com a casca sendo muito bem mastigada.

Melão, melancia, abacate, banana e manga: tem efeito diurético pois são riquíssimos em potássio.

Água-de-coco: muito rico em minerais e anti-irritante da mucosa intestinal

Mais Sobre Dicas de Saúde

Loja da Opimed em Porto Velho oferece aparelho auditivo a usuários para teste gratuito durante uma semana

Loja da Opimed em Porto Velho oferece aparelho auditivo a usuários para teste gratuito durante uma semana

Moradores de Rondônia que necessitam utilizar aparelhos auditivos, agora dispõem de uma loja especializada neste serviço pronta para atender a populaç

Médico lança livro com as 10 mentiras contadas nos consultórios e que podem levar as pessoas à morte

Médico lança livro com as 10 mentiras contadas nos consultórios e que podem levar as pessoas à morte

Flúor traz mais malefícios que benefício; colesterol é amigo do coração, sim"Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade". Foi com essa afirmação

Palestra sobre a prevenção ao câncer de mama marca o Outubro Rosa na Hidrelétrica Santo Antônio

Palestra sobre a prevenção ao câncer de mama marca o Outubro Rosa na Hidrelétrica Santo Antônio

O Outubro Rosa chegou na Hidrelétrica Santo Antônio. Na manhã de hoje, as Integrantes da usina e de empresas parceiras participaram de uma palestra mi

Assembleia lança Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Assembleia lança Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

O Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas importantes para a chamar a atenção do câncer de mama e próstata, respectivamente. Pensando na prevençã