Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Zona Leste terá sua escola de samba


Sambistas, passistas, brincantes, artistas plásticos, artesãos, quadrilheiros, brincantes de bois-bumbás e lideranças comunitárias do setor leste da cidade, estarão reunidos neste próximo domingo, dia 11 de março, a partir das 15 horas, na sede da Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do Bairro Esperança da Comunidade, localizada na esquina da Av. Mamoré com Av. Vieira Caúla, para discutirem a criação de uma escola de samba que representará a comunidade da zona leste da cidade de Porto Velho, a partir do carnaval de 2013.

A escola de samba da zona leste, que possivelmente ostentará em seu pavilhão as cores verde e rosa, nascerá num momento em que a FESEC, juntamente com a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado de Rondônia, empreendem esforços conjuntos para revitalizar o carnaval popular das escolas de samba da capital de Rondônia que, até a década de oitenta, protagonizaram os maiores espetáculos carnavalescos da Região Norte.

A zona leste da cidade é, notadamente, uma região de grande efervescência cultural, com grande volume de produção artística no âmbito popular, realizado pelos moradores da região, com a participação maciça da juventude local.

Sandro Sarará, Walber do Cavaco, Raymison Cooreia e Francisco Semão Neto (o popular Pai Francisco), Coordenadores do Movimento Cultural que pretende criar a escola de samba do lado leste, convidam todos os interessados que queiram participar deste projeto, para comparecerem na Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do Bairro Esperança da Comunidade, para contribuírem com discussão e construírem as estratégias para fundar a escola de samba verde e rosa.

Fonte: Ariel Argobe

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)