Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Zona Leste de Porto Velho ganha mais uma escola


A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugurou nesta quinta-feira (27), a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Francisco Elenilson Negreiros”, no bairro Socialista, depois dos moradores do bairro passarem mais de 17 anos reivindicando a obra. “A construção dessa escola é a realização de um sonho para nós moradores. As outras administrações só cuidavam do centro da cidade”, reclamou a presidente da Associação de Mulheres Idosos Crianças e Adolescentes do bairro Socialista, Eva Oliveira.

O prefeito Roberto Sobrinho disse que muitas ações da Prefeitura durante a sua administração têm sido voltadas para a zona Leste. “Porque são os bairros mais carentes por investimentos e ações do poder público. Hoje pra onde você olhar vai encontra uma obra, uma ação da Prefeitura nessa região”, disse o Prefeito, que aproveitou para informar que o posto de saúde do bairro deve ser inaugurado em aproximadamente 30 dias. “Nós já estamos selecionando e contratando os profissionais para trabalharem na unidade e 80% dos equipamentos também já estão comprados”, frisa Sobrinho.

A escola Francisco Elenilson Negreiros, que leva o nome do ex-vereador que faleceu em um acidente automobilístico em junho de 2001, tem a mesma estrutura da escola “Flor do Piquiá”, inaugurada no ano passado no bairro Tiradentes. Possui seis salas de aula e tem capacidade para atender a aproximadamente 630 alunos nos três turnos.

A unidade conta também com laboratório de informática com 10 computadores, impressora, sala multiuso, amplo pátio coberto, cozinha, refeitório, banheiros e demais dependências administrativas. No local será oferecido ensino da Educação Infantil (Pré I e II) ao 5º ano do Ensino Fundamental. A obra custou R$ 518.064 ao Município.

Segundo a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, além de construir essas duas novas escolas, todas as demais escolas da zona Leste já foram reformadas, com exceção da escola São Miguel, localizada no bairro Jardim Santana, que ainda está em obra. “Das escolas da área urbana só estão faltando 10 para serem reformadas e mesmo essas 10 já estão com os projetos de reforma prontos para serem licitados. Até o final do ano, todas as escolas terão sido reformadas”, garante Epifânia.

Também participaram da solenidade de inauguração os vereadores Zequinha Araújo, Sandra Moraes e José Wildes; o chefe de gabinete da Senadora Fátima Cleide, Davi Nogueira e o assessor do deputado Federal Eduardo Valverde, Valdson Pinheiro. Parentes e amigos do ex-vereador Francisco Elenilson Negreiros, como os irmãos Ramiro Negreiros, José Edílson, Francisco Negreiros e a filha Elizete se fizeram presentes; Ao final da solenidade o prefeito anunciou também o asfaltamento da rua Bronze, em frente a escola.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)