Sexta-feira, 11 de junho de 2010 - 07h31
.jpg)
A tradição diz que o boi bumbá deve ser batizado antes do dia de Santo Antônio
Seguindo a tradição da brincadeira de boi bumbá, que diz que o Boi tem que ser batizado até do dia de Santo Antônio 13 de junho, a direção do grupo “Boi Bumbá Nação Corre Campo - O Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental”, realiza amanhã 12, o ritual do batizado.
O Corre Campo nasceu no ano de 1954 na Baixa da União e desde o final da década de 1970, é administrado pela família de Antônio de Castro Alves (falecido) e tem como atual presidente a senhora Maria José Brandão Alves popularmente conhecida como dona Branca.
A festa do batizado do boi detentor do maior números de título de campeão do Flor do Maracujá, está marcada para acontecer a partir das 20h00 deste sábado 12, na quadra coberto da Associação Futebolística do Areal – AFA, que fica a rua Princesa Isabel. Segundo a presidente do grupo, “O batizado é uma das únicas tradições do boi bumbá, que ainda é preservada em sua essência original”. Quem vai comandar o Ritual o Batizado, é o Amo Silvio Santos juntamente com o levantador de toada Silvio José Santos com a participação dos personagens tradicionais da brincadeira: Catirina, Pai Francisco, Cazumbá, Mãe Maria, além do Padre, Diretor e barreira de índios, Rapaz, Vaqueiro, Miolo, Doutores da Cida, Cachaça e Relâmpago; Cunhá Poranga, Porta Estandarte, sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Morena Bela Yara, Rainha da Floresta e a Banda comandada pelo maestro arranjador Júnior de Castro Alves e a Batucada.
O Corre Campo vai apresentar no Flor do Maracujá o tema: “Rio Madeira – O Banzeiro que preserva a natureza com energia”.
A grande apresentação do Gigante Sagrado vai acontecer no dia 2 julho na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá do Flor do Maracujá. “Convidamos a população de Porto Velho, em especial os moradores dos bairros Baixa da União, Areal e Tucumanzal para a festa do batizado do nosso querido Corre Campo”, finaliza dona Branca.
Fonte: Sílvio Santos.
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira
O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)