Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

XIV Antologia Cultive “Elas: Força feminina através dos tempos"

Homenageia todas as mulheres. Quem pode participar? Homens e mulheres. Lançamento no Salão do Livro de Genebra 2025.


XIV Antologia Cultive  “Elas: Força feminina através dos tempos" - Gente de Opinião

O objetivo dessa antologia é enaltecer a coragem e a determinação das mulheres em suas vidas. Todo ato de determinação, resiliência, força, persistência, inovação, empenho, dedicação, positivismo, enfrentamento, decisão, mudança e até de fuga nasce de uma força interior chamada coragem. Aqui, ressaltamos esses atos, comuns aos seres humanos, porém, mais especificamente, focados nas mulheres.

A mulher, através dos séculos, teve que se vestir de coragem e resiliência para sobreviver e afirmar-se como ser humano. A mulher está conseguindo ocupar seu lugar de direito na sociedade, uma conquista alcançada com muito esforço e trabalho árduo, enfrentando maus-tratos, exploração, machismo, agressões físicas, assassinatos, estupros, cerceamento do direito ao estudo, ao voto, à sua sexualidade, ao acesso à universidade, a diversas profissões científicas, ao trabalho, ao salário adequado, e a ter voz na sociedade. A castração do ser feminino deveria ser considerada um crime contra a humanidade, mas ainda há muito o que se fazer para acabar com essa impunidade. Apesar de toda discriminação, castração e violência que ainda ocorrem, as mulheres não se deixaram escravizar, e continuam agindo com perseverança e contribuindo para o crescimento social.

Esta antologia foi criada para homenagear e ressaltar os atos realizados por você, mulher, ou pela mulher que te cerca e que proporcionou a gestação da sua vida. Todas merecem reconhecimento por Ser, Estar e Contribuir.

A antologia celebra a força de vontade, a coragem, o estímulo à vida e às ações positivas de mulheres que deixaram um legado de valores para o futuro e o crescimento do Brasil, da natureza e da humanidade. Elas servirão de modelo para as gerações futuras. Este projeto reveste-se de um profundo significado, proporcionando um meio de exemplificar a coragem, o trabalho, a prática do bem comum e o respeito para com tudo que forma a sociedade.

Principalmente, esta antologia registra para a eternidade os feitos de mulheres dedicadas a uma causa, merecendo uma homenagem. Queremos promover o reconhecimento do trabalho feminino, seja uma personagem destaque ou não, de mulheres conhecidas e/ou comuns, pois até a pessoa mais humilde merece ter seus valores reconhecidos. Cabe a você, filho, filha, pai, mãe, parente, amigo, vizinho, aluno ou aluna, julgar e eleger aquela que deve ser homenageada nestas páginas. Cada autor escreverá uma história, seja pessoal ou de outra pessoa, destacando os atos corajosos de uma mulher.

A escrita é uma forma de expressão artística que destaca a importância da conservação e apreciação dos sentimentos, emoções e conhecimento. Os textos desta antologia devem ressaltar o respeito à natureza, ao planeta, ao ser humano e ao poder que a mulher tem de se doar e praticar o bem, independentemente de suas condições financeiras e sociais.

Este edital refere-se à primeira edição da antologia que será registrada na Biblioteca Nacional Suíça. A proposta é direcionada ao público geral, oferecendo aos autores a oportunidade de, através de suas próprias experiências ou de outras pessoas, transmitir uma mensagem de força e encorajamento, mostrando que, apesar das dificuldades, encontraram o caminho para realizar suas propostas.

As disposições gráficas, formato e qualquer outro elemento que compõem a antologia em seu formato físico e digital são decididos pelas organizadoras oficiais, sob concessão e com o selo da Editions Cultive.

Caso o interessado em homenagear uma pessoa não seja escritor, pode entrar em contato conosco, e nós escreveremos o texto baseado nas informações apresentadas, que devem ser verídicas.

O texto deve ser em prosa ou poesia e deve ressaltar a homenageada. A equipe da Editora seleciona e aprova os textos, assim como as homenageadas.

A Escritora Izabel Cristina da Silva, Presidente Coordenadora da AJEB RO, é uma das apoiadora da Editions Cultive e estará divulgando esta iniciativa promovendo o Protagonismo das Escritoras da Amazonia,  num  projeto internacional  que será lançado no Salão do Livro em Genebra em 2025.

Para a Valquiria Imperiano, fazer parcerias   para que escritoras do Brasil, sejam lançadas em eventos internacionais, é uma forma de projetar a Escrita Feminina  pelo mundo e é por isso, que  seguimos em parceria   com a Associação de Jornalistas e Escritoras  do Brasil, Coordenadoria Rondônia.

 

Editions Cultive

Peça ou baixe o edital. www.editoracultive.com

Inscrições: https://forms.gle/Yict6mvqFmzsfZbP9

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)