Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

XII FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA: Inscrições prorrogadas até 28 de fevereiro

A XII Edição do Festival Amazônia Encena na Rua será realizada no período de 22 a 28 de março de 2021, de forma virtual


XII FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA: Inscrições prorrogadas até 28 de fevereiro - Gente de Opinião

O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA é uma grande festa das Artes Cênicas de Rua e se constitui como uma importante política pública para o fomento da produção e para a formação de plateia no Estado de Rondônia.

Nas edições anteriores do Encena na Rua, a cidade de Porto Velho parou para ver o teatro de rua e mais de meio milhão de pessoas assistiram as apresentações do Festival no decorrer das onze edições. 

O FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA possibilita o desenvolvimento da atividade artística, o acesso das pessoas de todas as camadas sociais às artes, além, é claro, da troca e do intercâmbio das linguagens, das estéticas e dos grupos e companhias da Amazônia. Nessa edição, que será virtual devido a pandemia do COVID 19, o alcance do festival se expandirá pelo Brasil e pelo mundo difundindo as artes cênicas de rua.

INSCRIÇÕES

A XII Edição do Festival Amazônia Encena na Rua será realizada no período de 22 a 28 de março de 2021, com inscrições prorrogadas até o dia 28 de fevereiro de 2021.

Poderão inscrever-se espetáculos de rua, de grupos de teatro, dança e circo dos estados que compõe tanto a Amazônia Legal, quanto outras regiões do Brasil. É necessário o preenchimento formulário de inscrição online: http://bit.ly/3oG3vLg.

Deverão constar ficha técnica, contatos e responsável pela inscrição, links: fotos, portifólio e vídeo do espetáculo. Mais informações: e-mail: amazoniaencenanarua2021@gmail.com

XII FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA: Inscrições prorrogadas até 28 de fevereiro - Gente de Opinião

XII EDIÇÃO DO AMAZÔNIA ENCENA NA RUA

O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA é um festival de artes integradas que chega a sua 12ª edição e difundirá no ambiente virtual os melhores espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e circo) que foram produzidos na Amazônia Legal.

O festival acontecerá de 22 a 28 de março, com exibição de espetáculos, seguidos de debate com integrantes do elenco e a plateia virtual com interação por meio dos comentários nos perfis de transmissão do evento no Facebook e YouTube.

Cada sessão terá duração de duas horas, tendo mediação de um apresentador. Durante todas as apresentações do festival haverá tradução em Libras. Antes de cada sessão e no texto de descrição da transmissão dos espetáculos será informada a classificação indicativa. Toda programação será gratuita.

A XII edição do AMAZÔNIA ENCENA NA RUA foi contemplado no edital nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC – 1ª Edição Pacaás Novos do Edital de Chamamento Público para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais – Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) – Eixo I: Festivais  – Item VI: Linha de Apoio Audiovisual.

O IMAGINÁRIO

Fundado em 2005 com o objetivo de pesquisar e investigar as diversas linguagens artísticas. Em seus trabalhos, discute a relação entre o público, o teatro e a cidades. Realizou grandes projetos com relevância nacional como: Caravanas de Teatro pelo Interior do Mato Grosso, Acre e Rondônia; circulação por todas as regiões do país em duas edições do Palco Giratório (2010 e 2018); duas edições da Caravana PETROBRAS de circulação de espetáculos; circulação pelo circuito pelo SESC AMAZÔNIA DAS ARTES; produziu ONZE EDIÇÕES DO AMAZÔNIA ENCENA NA RUA, reunindo grupos de artes públicas da Amazônica e das demais regiões do país.

O Imaginário já foi selecionado em mais de 30 prêmios nacionais, com destaque para 02 (duas) edições do “Rumos – Itaú Cultural”, um prêmio de Gestão da Economia Criativa, 07 (sete) prêmios da CAIXA e 14 (quatorze) prêmios da FUNARTE.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

ACEMDA capacita crianças e adolescentes de Vilhena com oficinas culturais gratuitas

O projeto “Oficinas Raízes Criativas: Cultivando Cultura, Arte e Sustentabilidade”, realizado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e De

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)