Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Wildes elabora proposta de Plano de Carreira unificado dos profissionais da educação


Os profissionais da educação do Município de Porto Velho deverão ser beneficiados, em breve, por um Plano de Carreira unificado. O Projeto que propõe as mudanças na Lei nº 140 está sendo elaborado pelo vereador José Wildes de Brito (PT), com base nas propostas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (SINTERO).

De acordo com o vereador, o novo Plano de Carreira contempla os professores e os demais profissionais da educação, cria os cargos específicos, estabelece as regras para elevação de nível e valoriza a dedicação e o empenho dos trabalhadores na busca por conhecimento e novos níveis de escolaridade.

José Wildes disse que o maior desafio ainda é a questão salarial dos trabalhadores em educação. Ele disse que tem mantido contato com o prefeito Roberto Sobrinho e com a secretária Municipal de Educação Epifânia Barbosa, oportunidade em que busca discutir mecanismos de valorização dos profissionais da educação.

Embora o prefeito tenha mantido a atualização salarial desde o início do atual mandato, Wildes destacou que há uma defasagem histórica, herança de administrações anteriores, o que deixa os salários dos trabalhadores em educação municipais de Porto Velho abaixo da média nacional, principalmente entre as capitais.

Após concluir a proposta de texto do Plano de Carreira unificado, o vereador José Wildes deverá submete-lo a uma discussão com os trabalhadores em educação, com os vereadores e com a Prefeitura, antes que seja encaminhado para votação em plenário.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

Fera 2026 inicia calendário com etapas em todo o estado e finais em Porto Velho

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) 2026 está com inscrições abertas de 2 de março a 30 de abril e mobiliza escolas da rede estadual d

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)