Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Viriato Moura lança mais um livro minimalista


Viriato Moura lança mais um livro minimalista - Gente de Opinião

O médico Viriato Moura, membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores e da Academia Rondoniense de Letras, Ciências e Artes, entre outras instituições culturais, lança mais um livro de literatura minimalista, este de haicais, intitulado Além das Estações.

O haicai, tipo de poesia que nasceu no Japão, ocidentalizou-se com características frequentemente utilizadas pelos haicaistas brasileiros, tornando-o ainda mais apreciados pelos leitores nacionais.

Moura é o mais profíquo autor regional de livros minimalistas, que são aquelas em que o menos é mais. Em poucas palavras, o texto sugere a participação do leitor, convidando-o a exercitar sua capacidade criativa e interpretativa. Pelo menos 10 livros, dos 24 publicados pelo autor, são em estilo minimalista.

Num país de poucos leitores como o Brasil, esse tipo de literatura pode ser um bom começo para aumentar o gosto pela leitura, que é modo mais importante para a aquisição de conhecimentos.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)