Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

VII Jornada Odontológica foi um sucesso



A Coordenação do Curso de Odontologia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) fez uma avaliação positiva da VII Jornada de Odontologia, realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, no auditório da instituição.

Com expressiva participação dos acadêmicos, o movimento contou com a presença de renomados profissionais da odontologia nacional e o apoio de empresas de reconhecida reputação no segmento, durante os três dias de atividades.

“Nosso objetivo foi plenamente alcançado, já que promovemos, divulgamos e discutimos aspectos atuais da odontologia, agregando conhecimentos técnicos e científicos que, certamente, enriqueceram o currículo dos nossos acadêmicos”, avaliou a coordenadora do curso de Odontologia da FIMCA, Myrna Gelle.

Para a Profa. Ms. Ana Lucilla Artigas, da coordenação do curso, o interesse dos acadêmicos, a qualidade dos palestrantes e o apoio de empresas como a Dental Médica e a DFL, foram fatores decisivos apara o sucesso da jornada. “Todos em busca da excelência técnica e científica para, conseqüentemente, oferecerem mais benefícios à comunidade acadêmica”, finalizou.

Programação

A primeira palestra aconteceu no dia 21/10, a cargo do Prof. Dr. Raphael Monte Alto, abordando o tema “procedimentos estéticos em odontologia restauradora”. O palestrante graduou-se em 1999 pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (FONF). É especialista em Dentística pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Odontologia também pela UFF e Doutor em Dentística pela UERJ. É professor substituto da Disciplina de Dentística (Graduação) e do Curso de Especialização em Dentística da UERJ.

No segundo dia da jornada, 22/10, a Profa. Especialista Anahi Philbois discorreu sobre “Prótese bucomaxilofacial com enfoque em próteses faciais”. A prótese bucomaxilofacial é a especialidade da Odontologia responsável pela confecção de próteses faciais e intra-orais, que visam reabilitar pacientes com malformações e deformidades variadas. As Próteses bucomaxilofaciais podem ser confeccionadas com materiais aloplásticos, como o silicone e a resina acrílica.

O encerramento da jornada, no dia 23/10, aconteceu com a palestra da Profa. Dra. Márcia Cançado Figueiredo, patrocinada pela DFL, sobre o tópico “Ferramentas que fazem a diferença nas ações em saúde pública”. Para ela, o profissional da saúde pública deve cada vez mais valorizar o seu trabalho e realizá-lo de forma humanizada. "Eles (os futuros cirurgiões-dentistas) têm que oferecer saúde com qualidade e com humanização", disse Cançado.

Graduada em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna,1980, Mestrado em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru/Universidade de São Paulo/USP,1982 e Doutorado em Odontologia Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo/USP,1992, Márcia Cançado Figueiredo é Especialista em Saúde Publica pela Escola Nacional de Saúde Publica,1984 e Especialista em Atendimento Odontológico ao Paciente com Necessidades Especiais pelo CFO,2002.

Brindes e Apoios

Nos três dias do encontro, a DFL apresentou seus produtos utilizados na odontologia, em um stand montado no hall do auditório. Com 70 anos de atividades, a DFL começou a operar em 1939, com a importação e revenda de brocas e dentes artificiais. Após a guerra, em 1946, esta pequena empresa localizada numa sala no centro do Rio de Janeiro, estendeu o seu leque de atuação, passando a representar no Brasil, várias empresas americanas, obtendo credibilidade no meio odontológico internacional e tornando-se uma das maiores importadoras de materiais odontológicos do Brasil. Em 1998 a DFL iniciou-se na área de medicamentos, inaugurando a sua sofisticada unidade de fabricação de anestésicos injetáveis.

A planta fabril da DFL compreende dois prédios com um total de mais de 5.000 m2 de área construída num terreno de 8.000 m2. Atualmente, a DFL tem seus produtos consumidos em 32 países, sempre com alto grau de satisfação. Ásia, Europa, África e Américas, produtos brasileiros nas mãos de dentistas de todo o mundo.

Durante todos os dias, ao final de cada palestra, a coordenação do evento realizou a distribuição de material odontológico, através de sorteios, em comemoração ao dia do dentista, festejado dia 25 de outubro. Os brindes sorteados foram patrocinados pela FIMCA e pela Dental Medica Comercio e representações Ltda, conceituada empresa que atua no ramo de comercialização de máquinas, aparelhos e equipamentos odontológicos, médicos, hospitalares e laboratoriais.

Fonte: Sérgio Mello

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um