Segunda-feira, 28 de setembro de 2015 - 10h38

Nesta segunda-feira, 28, acontece a videoconferência de lançamento do livro “Rio Madeira – Seus peixes e sua pesca”, organizado pelas pesquisadoras doutora Carolina Doria, docente do Departamento de Biologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e pela mestre Maria Alice Leite Lima, ambas pesquisadoras Laboratório de Ictiologia e Pesca (LIP) da UNIR.
A videoconferência acontecerá a partir das 13h30, horário de Rondônia. Para participar é necessário acessar http://www.zoom.us, clicar em “join meeting” e utilizar o ID 459-249-550 ou diretamente no endereço eletrônico http://www.zoom.us/j/459249550.
O livro está disponível para download em http://rimaeditora.com.br/RioMadeira.asp.
Resumo do livro: a pesca na bacia do Rio Madeira, assim como em outras regiões da Amazônia, é uma atividade econômica estreitamente ligada à dinâmica do ambiente e ao modo de vida das populações ribeirinhas. Conhecer essa dinâmica e suas peculiaridades é crucial para gerar estratégias de conservação do recurso explorado, bem como para a sustentabilidade da atividade. É nesse sentido que os pesquisadores do Laboratório de Ictiologia e Pesca (LIP), da UNIR, vêm concentrando esforços.
A obra é resultado da parceria com a Santo Antônio Energia, Fundação Rio Madeira e IEPAGRO e tem por objetivo principal apresentar à sociedade informações gerais sobre o Rio Madeira, a atividade pesqueira desenvolvida na região e sua importância socioeconômica. O livro ressalta a realidade vivida pelos pescadores e ribeirinhos do Madeira antes da construção do complexo hidrelétrico na região, constituindo importante referencial diante das mudanças que poderão ocorrer na região.
Fonte: UNIR
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Pesadelo da Borboleta" inicia circulação por Rondônia com apresentações gratuitas
Uma pintora adormece em meio às telas inacabadas de seu ateliê e mergulha em uma jornada entre sonhos, memórias e reencontros. É desse universo poét

A cultura nasce nos territórios, fortalece identidades e ganha ainda mais força quando é construída de forma coletiva. Com esse entendimento, Rondôn

Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo
Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)