Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Vereador Maurício Carvalho se reúne com o equipe da Funcultural


Vereador Maurício Carvalho se reúne com o equipe da Funcultural - Gente de Opinião

Implementação do fundo municipal de cultura, Lei 190, retomada do Centro Cultural de Mutum-Paraná, eventos do calendário cultural do município. Esses foram alguns dos principais assuntos tratados durante a visita do vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Maurício Carvalho, ao presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Ocampo Fernandes, na manhã desta quarta-feira (5).

“Temos uma equipe técnica formada e competente para trabalhar na área da cultura no município de Porto Velho”, garantiu o responsável da pasta, que convidou o vereador para uma visita ao Centro Cultural de Mutum-Paraná, que atualmente está sendo administrado pela Usina Hidrelétrica Jirau. O vereador Maurício Carvalho deve se deslocar para Nova Mutum, com sua comitiva e uma equipe da Funcultural, no próximo dia 12, para visitar o complexo construído com auditório, acervo da UHE Jirau e memorial.

“Queremos cuidar, tomar pra nós a responsabilidade do Centro Cultural de Mutum-Paraná, que hoje é conservado por Jirau. Com quatro funcionários nós conseguimos manter o local e Jirau ainda disponibiliza as casas para os funcionários morarem. Assim nós poderíamos desenvolver ações voltadas para toda a população daquela região, como Jaci-Paraná, Mutum e Abunã”, disse Ocampo Fernandes. A estrutura conta com auditório, acervo da UHE e memorial.

Para a equipe técnica da Funcultural, o maior gargalo no que tange à realização de grandes eventos em Porto Velho é a demanda de reformulação da Lei 190, que já vem de alguns anos. Uma proposta havia sido encaminhada, em maio de 2013, e todo o processo para que ela fosse apreciada pelo Executivo e pelo Legislativo havia sido devidamente montado, contudo o processo não avançou. Os técnicos também afirmam que é necessário buscar fontes de captação de recursos junto à iniciativa privada para a realização de grandes eventos na capital.

O vereador Maurício Carvalho afirmou que voltará a se reunir com a equipe da Funcultural, em breve, para estudar a possibilidade de uma lei de incentivo que realmente atenda as necessidades da Fundação, e consequentemente os anseios da população no que compete a cultura no município de Porto Velho. “Nosso gabinete estará sempre disponível para receber a equipe da Funcultural e buscarmos ideias e unirmos esforços para melhor fomentar a cultura em nosso município, que é tão carente de eventos culturais, em especial os de grande porte”, finalizou o vereador.

No calendário da Funcultural, os próximos eventos programados são o Desfile das Escolas de Samba, previsto para o dia 30 de abril, além do evento Macha para Jesus, agendada para o dia 15 de junho.

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio