Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Venha ser Terapeuta Ocupacional na FIMCA


 
A FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, está abrindo a primeira turma do Estado de Rondônia para o Curso de Terapia Ocupacional. Autorizado desde 6 de fevereiro de 2009, através da Portaria Ministerial nº 173, o curso tem 4 anos de duração, com carga horária de 3.760 horas, e habilita bacharéis em Terapia Ocupacional. Com o benefício da Bolsa rotativa da FIMCA, a mensalidadeVenha ser Terapeuta Ocupacional na FIMCA - Gente de Opinião do curso fica em R$ 300,00 (trezentos reais). O exame de proficiência se encontra aberto na secretaria da instituição e pode ser agendado pelo telefone (69) 3217 8903.

Depois de formados, esses profissionais podem atuar em diferentes especialidades médicas, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, geriatria, dentre outras. Para atender a esse perfil, a formação do terapeuta ocupacional inclui conhecimentos nas áreas das Ciências Biológicas e das Humanidades, além de disciplinas específicas relacionadas a educação especial, reabilitação profissional, ações sociais e clínica geral.

Oportunidades de trabalho

Fazendo parte da turma pioneira da FIMCA em Terapia Ocupacional, você vai se qualificar para ingressar num mercado de trabalho que oferece muitas oportunidades. Hospitais psiquiátricos, centros de reabilitação e clínicas de ortopedia são os principais empregadores. A reabilitação de portadores de necessidade especiais, em instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), é m campo bastante promissor, principalmente em cidades do interior, onde há maior carência desse profissional.

As equipes multidisciplinares do Programa de Saúde da Família, do governo federal, bem como as prefeituras, costumam contratar terapeutas ocupacionais para trabalharem todo o país. Outras áreas em ascensão são gerontologia, oncologia (para atuar em unidades especializadas de quimioterapia) e saúde do trabalho, sobretudo na prevenção de acidentes e restabelecimento e reincorporação de profissionais ao mercado de trabalho.

Na área educacional, o terapeuta ocupacional também pode seguir carreira acadêmica ou exercer atividades na assistência a crianças com deficiências em escolas de ensino regular. Nesse caso, o bacharel trabalha com o professor.

Grande parte dos profissionais exerce atividades como prestador de serviço. Muitos se associam a empresas de assistência médica, pois, hoje, a maioria dos convênios possui terapeutas ocupacionais credenciados. O trabalho do terapeuta ocupacional no campo social também tem crescido nos últimos tempos, tanto em ONGs como em projetos financiados pelo estado e por empresas privadas.

Em Rondônia as oportunidades para atuação do Terapeuta Ocupacional crescem dia a dia, com o surgimento de clínicas e hospitais, públicos e privados, que dão assistência ao crescente fluxo migratório que para cá se desloca.

Fonte: Sergio Mello


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio