Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

VALVERDE: MEC promete ampliação de docentes nas universidades Amazônicas



O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) conseguiu nesta quinta-feira (22), a confirmação do Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC) José Henrique Paim, do envio ao Congresso Nacional, até o final do ano, do Projeto de Lei que cria vagas para professor universitário, técnicos e cargos de direção para as universidades da Amazônia.

A região Norte que tem uma demanda crescente de docentes em função do programa de expansão dos campi o que tem exigido a complementaridade nos quadros de docentes.

Só em Rondônia, explicou Valverde há uma necessidade de pelo menos 279 docentes, 100 assistentes administrativos, 370 técnicos e ainda 55 funções comissionados para atender a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Porto Velho além de São Miguel do Guaporé, que está sendo viabilizado com emendas do parlamentar.

Segundo o deputado a extensão da Unir de São Miguel do Guaporé é fundamental para atender a população da BR-429 e precisará da contratação de novos professores.

“É preciso suprir a carência tanto de recursos como de docentes para a região Amazônica. Ficou acordado que o MEC que vai mandar uma equipe para Rondônia para levantar a necessidade de docente e será encaminhado pela Casa Civil um PL para autorizar a contratação de novos professores”, reforçou.

De acordo com Eduardo Valverde a necessidade também é presente nos outros estados, sendo necessário no total de pelo menos 2800 docentes, 458 assistentes administrativos, 55 técnicos de contabilidade, 300 técnicos de laboratório, 117 técnicos de informática, 86 técnicos de assuntos educacionais, 25 auditores, entre outros profissionais.

O acordo foi fechado porque na noite de ontem, o Plenário da Câmara votou o Projeto de Lei 1746/07, do Poder Executivo, que cria 2,8 mil cargos de professor universitário, 5 mil cargos técnicos, 180 cargos de direção e 420 funções gratificadas, todos vinculados ao Ministério da Educação e para lotação em universidades federais da região sul e sudeste. A matéria será votada ainda pelo Senado.

No Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi feito um grande esforço para ampliar a oferta de ensino superior em todo o País. Foram criadas mais de 300 mil novas vagas no sistema federal, além dos 49 campi implantados e outros em consolidação. O próximo passo será também a ampliação da rede nos estados do Norte e Nordeste. 

Fonte: Leila Denise

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio