Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

VALVERDE: MEC promete ampliação de docentes nas universidades Amazônicas



O Coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT) conseguiu nesta quinta-feira (22), a confirmação do Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC) José Henrique Paim, do envio ao Congresso Nacional, até o final do ano, do Projeto de Lei que cria vagas para professor universitário, técnicos e cargos de direção para as universidades da Amazônia.

A região Norte que tem uma demanda crescente de docentes em função do programa de expansão dos campi o que tem exigido a complementaridade nos quadros de docentes.

Só em Rondônia, explicou Valverde há uma necessidade de pelo menos 279 docentes, 100 assistentes administrativos, 370 técnicos e ainda 55 funções comissionados para atender a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Ji-Paraná, Porto Velho além de São Miguel do Guaporé, que está sendo viabilizado com emendas do parlamentar.

Segundo o deputado a extensão da Unir de São Miguel do Guaporé é fundamental para atender a população da BR-429 e precisará da contratação de novos professores.

“É preciso suprir a carência tanto de recursos como de docentes para a região Amazônica. Ficou acordado que o MEC que vai mandar uma equipe para Rondônia para levantar a necessidade de docente e será encaminhado pela Casa Civil um PL para autorizar a contratação de novos professores”, reforçou.

De acordo com Eduardo Valverde a necessidade também é presente nos outros estados, sendo necessário no total de pelo menos 2800 docentes, 458 assistentes administrativos, 55 técnicos de contabilidade, 300 técnicos de laboratório, 117 técnicos de informática, 86 técnicos de assuntos educacionais, 25 auditores, entre outros profissionais.

O acordo foi fechado porque na noite de ontem, o Plenário da Câmara votou o Projeto de Lei 1746/07, do Poder Executivo, que cria 2,8 mil cargos de professor universitário, 5 mil cargos técnicos, 180 cargos de direção e 420 funções gratificadas, todos vinculados ao Ministério da Educação e para lotação em universidades federais da região sul e sudeste. A matéria será votada ainda pelo Senado.

No Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi feito um grande esforço para ampliar a oferta de ensino superior em todo o País. Foram criadas mais de 300 mil novas vagas no sistema federal, além dos 49 campi implantados e outros em consolidação. O próximo passo será também a ampliação da rede nos estados do Norte e Nordeste. 

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

No dia 23 de abril, o Grupo Rovema lança uma campanha especial em celebração ao Dia Mundial do Livro. A iniciativa visa promover o hábito da leitura

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

No próximo dia 30 de abril, terça-feira, a cidade de Porto Velho será a primeira das oito cidades amazônicas a receber as atividades do Amazônia das

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

O Governo de Rondônia promove a reestreia da peça teatral “Bizarrus”, encenada por reeducandos do sistema prisional de Porto Velho, no dia 25 de abr

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)