Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Uniron recebe 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos


Uniron recebe 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Gente de Opinião

Nesta terça-feira (24), a partir das 18h30, a Faculdade Uniron recebe pela primeira vez a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – etapa acessibilidade, que visita pela segunda vez a capital Rondoniense. A Mostra acontece no auditório da Uniron Shopping e segue até o dia 27 de fevereiro.

A ação é uma extensão do Projeto Democratizando, criado para levar a todos os cantos do país filmes que abordam temas sobre Direitos Humanos de forma gratuita. Em praça desde novembro desde 2014, a mostra já passou pela etapa Competitiva, Memória e Verdade, Homenagem à Lúcia Murat e, agora, a Etapa Acessibilidade, levando os filmes à públicos especiais, adotando narrativas audiodescritivas capazes de interpretar com palavras imagens, pessoas, cenários, figurinos e toda ordem de elementos visuais presentes nos filmes, exclusivo para deficientes visuais.

Além dos recursos utilizados, outro diferencial desta mostra é a diversificação dos temas, que vão além da Ditadura Militar, voltando-se para contextos sociais presentes na vida dos brasileiros, como deficiência, população negra, periferia, violência, infância, segurança pública, comunicação comunitária, democracia, antropologia cultural, direitos humanos e combate à tortura.

Mais do que um pacote de filmes, o Democratizando é resultado da união de esforços. Em 2013, a 8ª Mostra teve mais de 600 pontos de exibição espalhados em todo país. O projeto visa fechar a 9ª Mostra com mais 1.000 pontos e acontecem nas 26 federações do país até 31 de março.

A etapa acessibilidade acontecerá em Porto Velho em dois ciclos, com encerramento previsto para segunda quinzena de março. Na abertura do primeiro ciclo, estudantes de universidades integram a equipe composta por voluntários das áreas de Comunicação, disciplinas integradas do curso de Direito e Arquitetura e Urbanismo.
 

Confiram a programação:

    • 24/02:

Sophia (Kennel Rógis)

A Vizinhança do Tigre (Afonso Uchôa)

    • 25/02:

Cabra Marcado para Morrer (Eduardo Coutinho)

    • -26/02:

Pelas Janelas (Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos), 

Rio Cigano (Julia Zakia),

    • 27/02:

Que bom te ver Viva (Eduardo Cutinho) – com Irene Ravache.

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura com apoio de: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

 
 
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

 Pontão de Cultura Raízes Amazônicas capacita 15 pessoas em oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas capacita 15 pessoas em oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)