Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Uniron recebe 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos


Uniron recebe 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Gente de Opinião

Nesta terça-feira (24), a partir das 18h30, a Faculdade Uniron recebe pela primeira vez a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – etapa acessibilidade, que visita pela segunda vez a capital Rondoniense. A Mostra acontece no auditório da Uniron Shopping e segue até o dia 27 de fevereiro.

A ação é uma extensão do Projeto Democratizando, criado para levar a todos os cantos do país filmes que abordam temas sobre Direitos Humanos de forma gratuita. Em praça desde novembro desde 2014, a mostra já passou pela etapa Competitiva, Memória e Verdade, Homenagem à Lúcia Murat e, agora, a Etapa Acessibilidade, levando os filmes à públicos especiais, adotando narrativas audiodescritivas capazes de interpretar com palavras imagens, pessoas, cenários, figurinos e toda ordem de elementos visuais presentes nos filmes, exclusivo para deficientes visuais.

Além dos recursos utilizados, outro diferencial desta mostra é a diversificação dos temas, que vão além da Ditadura Militar, voltando-se para contextos sociais presentes na vida dos brasileiros, como deficiência, população negra, periferia, violência, infância, segurança pública, comunicação comunitária, democracia, antropologia cultural, direitos humanos e combate à tortura.

Mais do que um pacote de filmes, o Democratizando é resultado da união de esforços. Em 2013, a 8ª Mostra teve mais de 600 pontos de exibição espalhados em todo país. O projeto visa fechar a 9ª Mostra com mais 1.000 pontos e acontecem nas 26 federações do país até 31 de março.

A etapa acessibilidade acontecerá em Porto Velho em dois ciclos, com encerramento previsto para segunda quinzena de março. Na abertura do primeiro ciclo, estudantes de universidades integram a equipe composta por voluntários das áreas de Comunicação, disciplinas integradas do curso de Direito e Arquitetura e Urbanismo.
 

Confiram a programação:

    • 24/02:

Sophia (Kennel Rógis)

A Vizinhança do Tigre (Afonso Uchôa)

    • 25/02:

Cabra Marcado para Morrer (Eduardo Coutinho)

    • -26/02:

Pelas Janelas (Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos), 

Rio Cigano (Julia Zakia),

    • 27/02:

Que bom te ver Viva (Eduardo Cutinho) – com Irene Ravache.

A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura com apoio de: Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC-RIO), Centro Técnico Audiovisual (CTAv), e Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

 
 
Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio