Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

UNIR realiza I Colóquio sobre Formação Identidade Cultural


 
Em comemoração ao 29º aniversário da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Coordenação de Cultura da entidade, promove, a partir desta segunda-feira, até dia 13 (quarta-feira), o I Colóquio sobre Formação de Identidade Cultural, que tem o objetivo de refletir a respeito da subjetividade inserida em uma coletividade, para entendimento e identificação consciente do lugar a que se quer pertencer e a que se quer construir.

Para a organizadora do Colóquio, professora mestre Tiziana Cocchieri, do Departamento de Filosofia da Unir, as Instituições de ensino possuem um papel bastante significativo quanto à formação de identidade cultural, por fomentarem a reflexão sobre ações e hábitos que se cristalizam, “Trabalhar essa reflexão sobre o tema é relevante para conscientizar as escolhas e modos de ação, quanto à aquisição de hábitos que estabelecemos e incorporamos como nossos, caracterizando-nos como comunidade social idiossincrática”, observa.

“Devemos fomentar questões a respeito da nossa identidade cultural, discutir continuamente, para podermos entender e analisar o hábito que caracteriza a cultura”, reitera a organizadora do evento.

O I Colóquio sobre Formação de Identidade Cultural é organizado pelos professores: Tiziana Cocchieri, Walace Soares de Oliveira, Maricélia Cantanhêde, Vicente Eduardo R. Marçal e Rosângela Aparecida Hilário e será realizado no Teatro Banzeiros dias 11, 12 e 13 às 19h, e no auditório da OAB Rondônia, dia 12 às 8h. O evento é aberto ao público e contará com a participação de vários representantes de diversas áreas de pesquisa, que após ministrarem palestras participarão dos debates.
 

Programação
 

Dia 11/07 (Segunda-Feira) – 19h30 - Teatro Banzeiros

Artes – Prof. doutor Mauro Rosa (Unir)

Indigenismo – Leonardo Jose da Cruz Souza e Rubens Suruí/ Indigenista (Fundação Kanindé)

Religião – (Faculdade Católica De Rondônia)

Dia 12/07 (Terça-Feira) – 08h - Auditório OAB

Palestra: “A Importância dos Estudos Indígenas de Rondônia nas Ciências Sociais”

Beth A. Conklin, Phd (Associate Professor Department Of Anthropology Vanderbilt University)

Palestra: “Uma História de Pesquisa Antropológica com os Povos Indígenas Em Rondônia”, por Claudia Augustat, Phd. curadora das coleções da América do Sul, Museu Fur Völkerkunde (Museu Nacional Etnográfico), Viena, Áustria.

Dia 12/07 (Terça-Feira) – 19h – Teatro Banzeiros

Comunicação – Leo Ladeia (Rede Record) e Domingues Jr. (Rede Record)

História – Prof. Aleks Palitot (Colégio Objetivo)

Filosofia – Prof. Vicente E. R. Marçal (Unir)

Dia 13/07 (Quarta-Feira) – 19h – Teatro Banzeiros

Antropologia – Prof. Estevão Fernandes (Unir)

Psicologia – Prof. Josenir Dettoni (Unir)

Pedagogia – Profª. Rosângela Aparecida Hilário (Unir)

Fonte: Carlos Araújo
 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)