Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Unir conclui curso de cartografia apresentando trabalhos


Com uma apresentação dos melhores trabalhos, será concluído nesta sexta-feira (11), no Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental (Labogeopa) da Universidade Federal de Rondônia (Unir), no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho o curso de Cartografia Temática no Ensino da Geografia. Com carga de 40 horas/aula, o treinamento tem por objetivo, segundo informa o professor Ricardo da Costa Silva – coordenador da iniciativa -, habilitar alunos do curso de Geografia da Unir na utilização do software de cartografia temática “Philcarto”, desenvolvido pelo cartógrafo francês Philippe Waniez.

Este programa, conforme explica o coordenador do curso, é um software livre, sendo que entre as principais fontes de dados utilizados estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), além de outros disponíveis na Internet. Ainda segundo Ricardo da Costa, o curso faz parte do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), desenvolvido pela Unir e MEC, com o propósito de subsidiar os alunos na confecção de mapas temáticos em seus trabalhos de pesquisa, elaboração de monografias, iniciação científica, além de permitir a professores a produção de outros materiais didáticos.

Os trabalhos confeccionados pelos alunos que estão concluindo o curso, de acordo com Ricardo da Costa Silva, correspondem à dinâmica territorial do Estado envolvendo os principais segmentos produtivos da região. Assim é que, conforme a geógrafa Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, monitora do curso e responsável pela orientação da confecção dos produtos, estarão sendo apresentados mapas mostrado a evolução da atividade pecuária, da exploração madeireira, do cultivo de grãos e outros. 

Fonte: Paulo Queiroz

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)