Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Unir comemora liberação de R$ 5 milhões para Hospital Universitário



R$ 5 milhões para a conclusão do Hospital Universitário de Rondônia. A iniciativa do Senador, que contou com o apoio da Deputada Federal Marinha Raupp foi comemorada na última segunda-feira pela comunidade acadêmica, professores e profissionais da saúde. A confirmação da liberação do recurso foi feita pelo reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professor José Januário Amaral. "Não estamos aqui falando de possibilidades, estamos informando os senhores que os cinco milhões destinados a conclusão da obra já estão em conta", afirmou o reitor.

Na ocasião, também foi oficializado a doação do prédio ao patrimônio da Universidade Federal de Rondônia. A cessão do imóvel também contou com a ação direta da Deputada Marinha Raupp e do Senador Valdir Raupp, que trabalharam junto ao ministro Paulo Bernardo para a assinatura da portaria ministerial destinando o prédio para a instalação do Hospital Universitário. Para a Deputada Marinha, a unidade hospitalar servirá para atender a comunidade, contribuindo para a formação dos futuros médicos. "Essa é a realização de um sonho, que pôde ser efetivada pela eficiência no encaminhamento técnico por parte da UNIR".

Durante a solenidade, ocorrida em Porto Velho, o diretor de Hospitais Federais do MEC, José Wellington, destacou o trabalho e determinação do Senador Valdir Raupp e da Deputada Marinha Raupp em resolver a questão do Hospital Universitário da UNIR, destacando que a obra irá beneficiar os profissionais da região. Ele lembrou que Rondônia tem quatro cursos de medicina e nenhuma estrutura para dar capacitação aos acadêmicos, e que a partir do empenho dos parlamentares, a UNIR e a população contará com um importante instrumento.

Para o médico Hiran Gallo, diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, a assinatura do convênio é um marco importante para Rondônia, ele destacou que o Hospital Universitário contribuirá para o desenvolvimento não apenas de Rondônia, mas de toda a Região Norte. "O novo hospital além prestar atendimento à comunidade, servirá também para o aprimoramento dos acadêmicos de ciências da saúde, agregando novos projetos de extensão e pesquisa da Universidade".

Segundo o reitor, Januário Amaral, o fortalecimento da Unir vai trazer reflexos positivos em todos os setores da sociedade. Ele também agradeceu o trabalho que a Deputada e o Senador desenvolveram em Brasília para que esses recursos fossem liberados. Já o estudante do Diretório Acadêmico da Unir, Wanderson Dia Lopes, afirmou que a conclusão do Hospital Universitário vem atender a uma reivindicação antiga dos universitários e irá oportunizar a prática e a teoria, contribuindo para aprendizagem e uma formação de qualidade.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe