Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Último dia para inscrição no vestibular FIMCA/METROPOLITANA



Hoje é o último dia para as inscrições do processo seletivo (Vestibular) 2010.2 para cursos de graduação da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e Faculdade Metropolitana. As inscrições se encerram hoje, sexta-feira, dia 11, as 21:00h. O processo seletivo unificado oferece 2.080 vagas distribuídas em 23 cursos de graduação e se constitui em mais uma oportunidade para jovens e adultos que ainda queriam fazer um curso superior.

Inscrição na secretaria

Para se inscrever, o interessado deve apresentar cópia da Célula de Identidade e original; apresentar uma fotografia 3x4 recente; responder ao Questionário Sociocultural; preencher o Requerimento de Inscrição, anexando os documentos solicitados e efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição. É obrigatório o preenchimento do formulário de inscrição e a comprovação do pagamento da taxa de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). Todo esse procedimento deve ser realizado na sede das Faculdades, situada à Rua das Araras, 241, no bairro Jardim Eldorado. Maiores informações podem ser obtidas pelos fones (69) 3227-0273 / 3217-8900.

Os Cursos

Neste concurso são oferecidas vagas para os cursos de Administração (120 vagas, períodos diurno e noturno, em quatro anos de duração), Agronomia (100 vagas, noturno, em quatro anos e meio), Arquitetura e Urbanismo (100 vagas, diurno e noturno, em cinco anos), Biomedicina (50 vagas, diurno, em cinco), Ciências Contábeis (120 vagas, vespertino e noturno, em quatro anos), Ciências Biológicas (100 vagas, diurno e noturno, em três anos e meio), Educação Física (60 vagas, noturno, em quatro anos), Enfermagem (50 vagas, vespertino, em quatro anos), Farmácia (50 vagas, vespertino, em cinco anos), Fisioterapia (50 vagas, diurno, em cinco anos), Gastronomia (100 vagas, vespertino e noturno, em dois anos), Gestão Hospitalar (120 vagas, vespertino e noturno, em três anos), Medicina Veterinária (60 vagas, diurno, em cinco anos), Nutrição (100 vagas, vespertino e noturno, em quatro anos), Serviço Social (120 vagas, vespertino e noturno, em quatro anos), Turismo Ambiental (120 vagas, diurno e noturno, em três anos), Zootecnia (120 vagas, vespertino e noturno, e quatro anos e meio), Psicologia (80 vagas, vespertino e noturno, em cinco anos), Fonoaudiologia (100 vagas, diurno e noturno, em quatro anos), Letras (100 vagas, diurno e noturno, em três anos e meio), Pedagogia (100 vagas, diurno e noturno, em quatro anos), Terapia Ocupacional (100 vagas, diurno e noturno, em quatro anos) e Gestão Comercial (60 vagas, noturno, em dois anos e meio).
 

O concurso

O concurso Vestibular será composto pelas provas, abrangendo todas as matérias da base nacional comum do Ensino Médio com base nos parâmetros curriculares Nacionais PCN’s. Elas serão constituídas de questões objetivas e uma redação de Língua Portuguesa que será obrigatória e que deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. As provas serão realizadas no dia 13/06/2010, com início as 08h e término as 12h, na Rua Araras, nº. 241 Bairro Jardim Eldorado – Porto Velho – Rondônia e em outros locais (caso exceda a capacidade de lotação do Campus da FIMCA e METROPOLITANA) a serem divulgados no site da FIMCA (www.fimca.com.br) e Metropolitana (www.metropolitana-ro.com.br) a partir do dia 21/05/2010. Poderá, também, ser autorizadas inscrições e realizações de provas em outros locais e em horários simultâneos aos de Porto Velho para qualquer curso.

Os valores atribuídos às questões das provas somam no Maximo 73 pontos, conforme a seguinte distribuição: Língua Portuguesa e Literatura (18 questões objetivas – valor máximo 18 pontos); Redação  (valor máximo 05 pontos); Língua Estrangeira (08 questões objetivas – valor máximo 08 pontos); Matemática (7 questões objetivas – valor máximos 7 pontos);  Ciências - Física, Química e Biologia – (24 questões objetivas – valor máximo 24 pontos); e História e Geografia (16 questões objetivas – valor máximo 16 pontos).

O resultado do Processo Seletivo 2010/2, será divulgado no dia 15 de junho de 2010, nas sedes das Faculdades e nos sites: www.fimca.com.br e www.metropolitanaro.com.br,com inicio das aulas previsto para 26 de julho de 2010.

Bolsa Rotativa

Com exceção dos cursos de Administração e Educação Física, todos os demais cursos oferecem o benefício da Bolsa Rotativa, um dos principais atrativos da FIMCA/METROPOLITANA. Com a bolsa o curso é financiado pela própria instituição em até 50% do custo. Se o curso escolhido, por exemplo, for de quatro anos, o acadêmico vai pagar 50% das mensalidades durante os quatro anos que estiver estudando na faculdade e, depois de formado, ele terá mais quatro anos para pagar, mês a mês, os outros 50%.

Mais informações sobre os cursos, como turnos e vagas, e outros procedimentos relativos ao processo seletivo podem ser obtidas no site da FIMCA, www.fimca.com.brou pelos telefones (0xx69) 32178900 e 32177801.

Fonte: Sergio Mello

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio