Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

TV Brasil lança série Conhecendo Museus


Carolina Pimentel
Agência Brasil

Brasília – Foi lançada na noite de ontem, quinta-feira (3), a série Conhecendo Museus, a ser exibida pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), às terças-feiras, às 17h30. Na estreia, em 8 de maio, o telespectador é convidado a conhecer objetos, obras de arte, personagens notórios que contam a história do Brasil. A visita é guiada pela câmera de TV que vai percorrer museus de Norte a Sul.

A série é composta por 52 episódios, com 26 minutos divididos em dois blocos. A cada programa, o público vai poder mergulhar em um novo museu nacional. Na estreia, é a vez do Museu do Futebol, que fica em São Paulo (SP).

Em seguida, o Museu de Arte Moderna (RJ), o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS) e o Museu das Bandeiras (GO). O programa é uma co-produção da EBC, Fundação José de Paiva Netto (FJPN), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e TV Escola (Ministério da Educação).

Para a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o programa - com sua linguagem criativa e inovadora - pode ajudar a quebrar o preconceito que associa museu a “coisa ultrapassada”. “Essa visão reflete o preconceito que temos com a nossa própria história, nossa cultura. O museu está contando a nossa história”, disse a ministra. Ela participou do lançamento, na sede da Legião da Boa Vontade (LBV).

Ela destaca que os brasileiros têm costume de visitar museus quando viajam ao exterior, mas não gostam de conhecer os do próprio país. “Por que visitar museus somente na Europa?. Temos que chegar numa cidade [no Brasil] e visitar seus museus para entender aquela localidade”.

O presidente do Ibram, José do Nascimento, espera que o programa televisivo sirva para aguçar a curiosidade dos brasileiros. Na avaliação de Nascimento, o crescimento econômico vivido pelo país é fator que propicia à população conhecer sua história e suas raízes. “Não há futuro sem memória, inovação sem memória. Estamos mostrando para a sociedade brasileira que sua memória é importante para que ela própria possa valorizar”.

Opinião compartilhada pelo coordenador da FJPN, Luciano Pereira: “Precisamos conhecer nossas raízes para crescer e desenvolver”.

O presidente da EBC, Nelson Breve, disse que a exibição da série na faixa das 17 horas é para atrair o público-jovem. “Televisão no Brasil é entretenimento. Não adianta fazer conteúdo chato para televisão. O programa consegue informar, passar cultura e educar as pessoas. O material é de primeira linha”.

No segundo semestre deste ano, a série será exibida pela TV Escola. Toda a programação está disponível no site www.conhecendomuseus.com.br

Confira os horários dos primeiros quatro episódios da série Conhecendo Museus:

Programa 1 - Museu do Futebol (SP)
1ª exibição: 8 de maio - 17h30
Reprise: 12 de maio - 15h30.

Programa 2 – Museu de Arte Moderna (RJ)
1ª exibição: 15 de maio - 17h30
Reprise: 19 de maio -15h30

Programa 3 – Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS)
1ª exibição: 22 de maio – 17h30
Reprise: 26 de maio – 15h30

Programa 4 – Museu das Bandeiras (GO)
1ª exibição: 29 de maio – 17h30
Reprise: 2 de junho - 15h30

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

Rondônia marca presença na 7ª FENACCE com apoio do Sebrae e da SEJUCEL

O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL), viabilizou a participação de cinco ar

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

Sesc Rondônia lançará Centro Cultural inédito que transformará o cenário artístico do estado

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Rondônia, dá um passo histórico para a cultura do estado com a inauguração de seu Centro Cultural. Este espa

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

Cultura volta ao plenário da Assembleia e abre ciclo de debates sobre políticas públicas em Rondônia

A cultura voltou a ocupar espaço no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO). Nesta quarta-feira (10), a Audiência Pública da Cultura,

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

Mostra Cujuba abre novas oportunidades para artistas e estudantes

O projeto que oferece bolsas para artistas e estudantes prorrogou o prazo de inscrições para o dia 15 de setembro de 2025. A 2ª Mostra Cujuba de Art

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)