Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

TV Brasil lança série Conhecendo Museus


Carolina Pimentel
Agência Brasil

Brasília – Foi lançada na noite de ontem, quinta-feira (3), a série Conhecendo Museus, a ser exibida pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), às terças-feiras, às 17h30. Na estreia, em 8 de maio, o telespectador é convidado a conhecer objetos, obras de arte, personagens notórios que contam a história do Brasil. A visita é guiada pela câmera de TV que vai percorrer museus de Norte a Sul.

A série é composta por 52 episódios, com 26 minutos divididos em dois blocos. A cada programa, o público vai poder mergulhar em um novo museu nacional. Na estreia, é a vez do Museu do Futebol, que fica em São Paulo (SP).

Em seguida, o Museu de Arte Moderna (RJ), o Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS) e o Museu das Bandeiras (GO). O programa é uma co-produção da EBC, Fundação José de Paiva Netto (FJPN), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e TV Escola (Ministério da Educação).

Para a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o programa - com sua linguagem criativa e inovadora - pode ajudar a quebrar o preconceito que associa museu a “coisa ultrapassada”. “Essa visão reflete o preconceito que temos com a nossa própria história, nossa cultura. O museu está contando a nossa história”, disse a ministra. Ela participou do lançamento, na sede da Legião da Boa Vontade (LBV).

Ela destaca que os brasileiros têm costume de visitar museus quando viajam ao exterior, mas não gostam de conhecer os do próprio país. “Por que visitar museus somente na Europa?. Temos que chegar numa cidade [no Brasil] e visitar seus museus para entender aquela localidade”.

O presidente do Ibram, José do Nascimento, espera que o programa televisivo sirva para aguçar a curiosidade dos brasileiros. Na avaliação de Nascimento, o crescimento econômico vivido pelo país é fator que propicia à população conhecer sua história e suas raízes. “Não há futuro sem memória, inovação sem memória. Estamos mostrando para a sociedade brasileira que sua memória é importante para que ela própria possa valorizar”.

Opinião compartilhada pelo coordenador da FJPN, Luciano Pereira: “Precisamos conhecer nossas raízes para crescer e desenvolver”.

O presidente da EBC, Nelson Breve, disse que a exibição da série na faixa das 17 horas é para atrair o público-jovem. “Televisão no Brasil é entretenimento. Não adianta fazer conteúdo chato para televisão. O programa consegue informar, passar cultura e educar as pessoas. O material é de primeira linha”.

No segundo semestre deste ano, a série será exibida pela TV Escola. Toda a programação está disponível no site www.conhecendomuseus.com.br

Confira os horários dos primeiros quatro episódios da série Conhecendo Museus:

Programa 1 - Museu do Futebol (SP)
1ª exibição: 8 de maio - 17h30
Reprise: 12 de maio - 15h30.

Programa 2 – Museu de Arte Moderna (RJ)
1ª exibição: 15 de maio - 17h30
Reprise: 19 de maio -15h30

Programa 3 – Museu Comunitário Lomba do Pinheiro (RS)
1ª exibição: 22 de maio – 17h30
Reprise: 26 de maio – 15h30

Programa 4 – Museu das Bandeiras (GO)
1ª exibição: 29 de maio – 17h30
Reprise: 2 de junho - 15h30

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio