Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Turismo da FIMCA vai levantar a oferta turística de Guajará-Mirim


 

Acadêmicos do Curso de Turismo da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, começaram a participar de uma capacitação para auxiliarem no levantamento das ofertas turísticas de Guajará-Mirim, primeira etapa para a elaboração de um plano para o desenvolvimento turístico do Município.

A capacitação começou nesta quarta-feira (17), aplicada pelo turismólogo Diego Orsini, da Secretaria Municipal de Guajará-Mirim. “Essa capacitação visa o levantamento da oferta turística do município, que é realizado em cima de uma metodologia do Ministério do Turismo. Estou aqui para ensinar essa metodologia aos alunos do Curso de Turismo para que, posteriormente, eles possam ir a campo fazer esse levantamento”, explicou Diego Orsini, que é especialista em Planejamento de Ecoturismo.

O levantamento será realizado pelos acadêmicos do Curso de Turismo já a partir da próxima semana, com base em um convênio de parceria assinado entre a FIMCA e a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim.

“Os alunos irão se deslocar até a cidade de Guajará-Mirim na noite de sexta-feira (19), e vão permanecer uma semana realizando o levantamento. O trabalho é intenso e importante, porque o inventário subsidia o processo de planejamento. O turismo é uma atividade extremamente sistêmica. Não adianta o município ter um atrativo se o turista não tem onde ficar hospedado. Não adianta ter o atrativo e onde hospedar o turista se não tem como chegar ao local. O plano é para fazer todo esse sistema funcionar com perfeição. E o inventário é a primeira etapa desse processo”, detalhou o turismólogo.

Para o acadêmico Jone Alison Felipe da Silva, do 5º período, “esse trabalho é um desafio muito importante para a turma, pois vai nos possibilitar a oportunidade de aplicar na prática os conteúdos teóricos que nós aprendemos aqui. E o mais significativo de tudo isso é que vamos estar em campo, colaborando na elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Guajará-Mirim, o que para nós, futuros gestores da área turística, é uma honra”, afirmou.

A atividade é acompanhada de perto pelo coordenador do Curso de Turismo, professor José Marques. “Tenho certeza que Guajará-Mirim e os acadêmicos vão sair enriquecidos com essa parceria. Trata-se de uma região de muita beleza natural e um rico patrimônio histórico-cultural. Nossos alunos vão resgatar a memória do município, no que diz respeito à arte, cultura, festas religiosas, arquitetura e patrimônio natural e, ao mesmo tempo, criar condições para que a comunidade se prepare para enfrentar o crescimento da atividade turística no município com responsabilidade social”, finalizou o coordenador.


Fonte: Sergio Mello
 

Mais Sobre Cultura

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A presidente do maior bloco de carnaval de rua da Região Norte do país, Siça Andrade, confirma que já está tudo pronto para a Banda invadir as ruas e

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu