Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Turismo da FIMCA vai levantar a oferta turística de Guajará-Mirim


 

Acadêmicos do Curso de Turismo da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, começaram a participar de uma capacitação para auxiliarem no levantamento das ofertas turísticas de Guajará-Mirim, primeira etapa para a elaboração de um plano para o desenvolvimento turístico do Município.

A capacitação começou nesta quarta-feira (17), aplicada pelo turismólogo Diego Orsini, da Secretaria Municipal de Guajará-Mirim. “Essa capacitação visa o levantamento da oferta turística do município, que é realizado em cima de uma metodologia do Ministério do Turismo. Estou aqui para ensinar essa metodologia aos alunos do Curso de Turismo para que, posteriormente, eles possam ir a campo fazer esse levantamento”, explicou Diego Orsini, que é especialista em Planejamento de Ecoturismo.

O levantamento será realizado pelos acadêmicos do Curso de Turismo já a partir da próxima semana, com base em um convênio de parceria assinado entre a FIMCA e a Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim.

“Os alunos irão se deslocar até a cidade de Guajará-Mirim na noite de sexta-feira (19), e vão permanecer uma semana realizando o levantamento. O trabalho é intenso e importante, porque o inventário subsidia o processo de planejamento. O turismo é uma atividade extremamente sistêmica. Não adianta o município ter um atrativo se o turista não tem onde ficar hospedado. Não adianta ter o atrativo e onde hospedar o turista se não tem como chegar ao local. O plano é para fazer todo esse sistema funcionar com perfeição. E o inventário é a primeira etapa desse processo”, detalhou o turismólogo.

Para o acadêmico Jone Alison Felipe da Silva, do 5º período, “esse trabalho é um desafio muito importante para a turma, pois vai nos possibilitar a oportunidade de aplicar na prática os conteúdos teóricos que nós aprendemos aqui. E o mais significativo de tudo isso é que vamos estar em campo, colaborando na elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Guajará-Mirim, o que para nós, futuros gestores da área turística, é uma honra”, afirmou.

A atividade é acompanhada de perto pelo coordenador do Curso de Turismo, professor José Marques. “Tenho certeza que Guajará-Mirim e os acadêmicos vão sair enriquecidos com essa parceria. Trata-se de uma região de muita beleza natural e um rico patrimônio histórico-cultural. Nossos alunos vão resgatar a memória do município, no que diz respeito à arte, cultura, festas religiosas, arquitetura e patrimônio natural e, ao mesmo tempo, criar condições para que a comunidade se prepare para enfrentar o crescimento da atividade turística no município com responsabilidade social”, finalizou o coordenador.


Fonte: Sergio Mello
 

Mais Sobre Cultura

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) realizado pelo Governo de Rondônia inicia a fase final nesta quinta-feira (19) com a Cerimônia d

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do país. Promovido pelo Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio-

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i