Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Três oficinas marcam a programação paralela da 6ª edição do Festcine Amazônia


 
Nestes cinco anos de existência, os organizadores do Festcine Amazônia têm se preocupado em oferecer uma programação diversificada para o público, indo além da Mostra Competitiva. Para a 6ª edição do Festival foram programadas três oficinas: A de introdução ao Circo; Introdução a fotografia e ainda as oficinas de animação.

A Oficina de Introdução ao Circo tem como público alvo crianças da comunidade e será ministrada pelo Palhaço Bob. A oficina funcionará numa tenda de circo montada na Baixa União, região do bairro Cai N’ água em Porto Velho, em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO).

O renomado fotógrafo Luiz Brito será o ministrante da Oficina de introdução a Fotografia. De acordo com os organizadores, esta oficina tem como foco principal em estudantes da rede municipal de ensino, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Outra oficina de destaque é a de Animação, direcionada para àqueles que pretendem entrar no mercado de trabalho da animação e ainda para profissionais da área da Publicidade. Esta oficina está a cargo do cineasta de animação, Lula Gonzaga, nascido em Recife, um dos primeiros associados da ABD (Associação Brasileira de Documentaristas) que iniciou sua carreira na produtora francesa Persin Perrin,            Rio de Janeiro em 1970. Atualmente faz Especialização em Economia da Cultura através de convênio UFRGS / FUNDAJ.

De acordo com o curador do Festcine Amazônia, Jurandir Costa, as inscrições podem ser feitas através do email contato@festcineamazonia.com.br. A oficina de animação é gratuita e com número de vagas limitadas. “O público alvo da Oficina de Animação são 15 jovens na faixa etária de 16 a 25 anos com habilidade para desenho”.  

Jurandir explica que “o projeto tem a função de despertar no jovem com potencial a habilidade para desenhar. Os mais interessados têm a possibilidade de buscar o caminho para se especializarem”.  

A 6ª edição do Festival com o tema “Não – A Natureza não pode sair de cena” acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro no SESC ESPLANADA, com entrada franca.

O Festcine Amazônia conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura,  tem ainda o apoio cultural da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Governo de Rondônia, Secel, Semed, Fecomércio e parceiros da mídia rondoniense.

Fonte: Ascom/Festcine Amazônia

 

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

Gente de Opinião Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)