Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Teatro Palácio das Artes organiza calendário para realização de grandes espetáculos


Gente de Opinião

Teatro Estadual Palácio das Artes, em Porto Velho

Criado para dar suporte e fomentar as iniciativas culturais e as artes produzidas no Estado, a Fundação Palácio das Artes de Rondônia começa agora o trabalho de montagem de seu calendário para o restante do ano de 2015 e para o exercício seguinte, com a expectativa de realizar grandes espetáculos teatrais, de dança e musicais para sacudir o movimento cultural local.

Com mil e uma ideias na cabeça e ocupando-se de várias tarefas típicas da gestão da casa, o presidente da fundação, Severino Costa, fez lembrar que as atividades do teatro foram prejudicadas na fase inicial, enquanto era aguardada sua liberação para uso, etapa vencida, tornando possível a partir de agora o agendamento de alguns espetáculos como o da Escola de Música Villa Lobos de Porto Velho, já neste sábado (4), às 20h, que se apresentará gratuitamente.

Para o dia 31 próximo o espaço está reservado para a apresentação da Orquestra do 5º Batalhão de Engenharia e Construção (5º BEC), que também fará um espetáculo gratuito para a comunidade porto-velhense.

O espetáculo de dança “Mova-se” deverá ser um dos maiores eventos do Palácio das Artes para este ano, com agenda confirmada para os dias 7, 8 e 9 de agosto. Nesses três dias grandes companhias de dança de outros estados vão se apresentar, fazendo coro com as companhias de danças de várias cidades de Rondônia.

COMO REQUISITAR O TEATRO

Enquanto ainda não dispõe de uma página na internet com todos as informações sobre a estrutura da casa, inclusive com janelas para contratação, o interessado deve encaminhar requerimento ao presidente do Palácio das Artes, detalhando a atividade que pretende realizar com um competente projeto técnico do espetáculo.

Segundo Costa, a observação desses requisitos é uma exigência legal que deve ser seguida à risca, tendo em vista que muitas pessoas (até autoridades estaduais e municipais) pensam que o espaço do teatro está aberto a todos tipos de atividades, como solenidades, que não condizem com seu fim. “Este é um espaço destinado a realização de manifestações culturais, e por isso é vedada, regimentalmente, a realização de atividades políticas ou religiosas”, disse.

Severino Costa fez questão de ressaltar que o Teatro está aberto a todos os segmentos culturais do Estado, aos artistas e formadores de culturais, desde que sejam observadas as regras de seu funcionamento, prática comum em qualquer casa de espetáculo do mundo. “O artista de rua, por exemplo, que quiser se apresentar, deve ter conhecimento não apenas dos aspectos relativos ao funcionamento da casa, mas também de regras sobre direitos autorais, por exemplo”.

Segundo ele, há uma grande estrada a percorrer até que todos os segmentos sociais envolvidos com a cultura, e até mesmo a comunidade, os estudantes saibam tudo o que o Palácio das Artes de Rondônia pode oferecer, para dele usufruir plenamente. “É uma via de mão dupla, de educação para todos nós”, arrematou Costa.
 


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Daiane Mendoça
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio