Quarta-feira, 26 de março de 2014 - 13h32
A população de Porto Velho está mais próxima de contar com o Teatro Estadual, uma obra que está em construção por quase duas décadas e que agora se encontra em fase de acabamento e conclusão. O teatro conta com duas dependências separadas, que poderão acomodar mais de 1200 pessoas.
De acordo com a engenheira civil do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) Josiane Beatriz Faustino, responsável pela fiscalização da obra, as salas dos teatros de Bolso e principal estão recebendo revestimento acústico nas paredes e teto. Posteriormente serão instalados carpete e poltronas.
Ela explica que o projeto inicial sofreu adequações para atender a legislação em relação à mobilidade. “O teatro será totalmente acessível. Teremos elevadores, banheiros adaptados, enfim, tudo para atender o portador de necessidade especial”.
Entre as razões para a demora na conclusão da obra, que é responsabilidade do Estado desde 2007, estão a falta de recursos e as adequações no projeto. “Tivemos que ajustar um projeto de quase vinte anos”.
O Estado tem contrato com apenas uma empresa, que é responsável por toda a obra. Para isto, ela tem serviços terceirizados. “A empresa tem que entregar 100%, inclusive com as poltronas instaladas”. Na obra já foram absorvidos recursos de cerca de R$20 milhões.
A superintendente de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Eluane Martins, fala que esta gestão tem compromisso com a cultura. “Nossos artistas merecem uma estrutura à altura dos seus talentos. Sem contar que o teatro será também uma porta de acesso para o cenário nacional e internacional”.
A administração do teatro ficará sob a responsabilidade de uma Fundação a ser criada pela Secel. O projeto de lei para a criação já foi encaminhado para a Coordenadoria Técnica Legislativa (Cotel) do Governo do Estado para ser enviado à Assembleia Legislativa.
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Ésio Mendes
Decom – Governo de Rondônia
Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento cultural que une tradição
Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus
O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa