Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Teatro estadual está em fase de conclusão


A população de Porto Velho está mais próxima de contar com o Teatro Estadual, uma obra que está em construção por quase duas décadas e que agora se encontra em fase de acabamento e conclusão. O teatro conta com duas dependências separadas, que poderão acomodar mais de 1200 pessoas.

De acordo com a engenheira civil do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) Josiane Beatriz Faustino, responsável pela fiscalização da obra, as salas dos teatros de Bolso e principal estão recebendo revestimento acústico nas paredes e teto. Posteriormente serão instalados carpete e poltronas.

Ela explica que o projeto inicial sofreu adequações para atender a legislação em relação à mobilidade. “O teatro será totalmente acessível. Teremos elevadores, banheiros adaptados, enfim, tudo para atender o portador de necessidade especial”.

Entre as razões para a demora na conclusão da obra, que é responsabilidade do Estado desde 2007, estão a falta de recursos e as adequações no projeto. “Tivemos que ajustar um projeto de quase vinte anos”.

O Estado tem contrato com apenas uma empresa, que é responsável por toda a obra. Para isto, ela tem serviços terceirizados. “A empresa tem que entregar 100%, inclusive com as poltronas instaladas”. Na obra já foram absorvidos recursos de cerca de R$20 milhões.

A superintendente de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Eluane Martins, fala que esta gestão tem compromisso com a cultura. “Nossos artistas merecem uma estrutura à altura dos seus talentos. Sem contar que o teatro será também uma porta de acesso para o cenário nacional e internacional”.

A administração do teatro ficará sob a responsabilidade de uma Fundação a ser criada pela Secel. O projeto de lei para a criação já foi encaminhado para a Coordenadoria Técnica Legislativa (Cotel) do Governo do Estado para ser enviado à Assembleia Legislativa.

Texto: Amabile Casarin
Fotos: Ésio Mendes
Decom – Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)