Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Teatro estadual está em fase de conclusão


A população de Porto Velho está mais próxima de contar com o Teatro Estadual, uma obra que está em construção por quase duas décadas e que agora se encontra em fase de acabamento e conclusão. O teatro conta com duas dependências separadas, que poderão acomodar mais de 1200 pessoas.

De acordo com a engenheira civil do Departamento de Estrada e Rodagens (DER) Josiane Beatriz Faustino, responsável pela fiscalização da obra, as salas dos teatros de Bolso e principal estão recebendo revestimento acústico nas paredes e teto. Posteriormente serão instalados carpete e poltronas.

Ela explica que o projeto inicial sofreu adequações para atender a legislação em relação à mobilidade. “O teatro será totalmente acessível. Teremos elevadores, banheiros adaptados, enfim, tudo para atender o portador de necessidade especial”.

Entre as razões para a demora na conclusão da obra, que é responsabilidade do Estado desde 2007, estão a falta de recursos e as adequações no projeto. “Tivemos que ajustar um projeto de quase vinte anos”.

O Estado tem contrato com apenas uma empresa, que é responsável por toda a obra. Para isto, ela tem serviços terceirizados. “A empresa tem que entregar 100%, inclusive com as poltronas instaladas”. Na obra já foram absorvidos recursos de cerca de R$20 milhões.

A superintendente de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Eluane Martins, fala que esta gestão tem compromisso com a cultura. “Nossos artistas merecem uma estrutura à altura dos seus talentos. Sem contar que o teatro será também uma porta de acesso para o cenário nacional e internacional”.

A administração do teatro ficará sob a responsabilidade de uma Fundação a ser criada pela Secel. O projeto de lei para a criação já foi encaminhado para a Coordenadoria Técnica Legislativa (Cotel) do Governo do Estado para ser enviado à Assembleia Legislativa.

Texto: Amabile Casarin
Fotos: Ésio Mendes
Decom – Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)