Quinta-feira, 19 de abril de 2012 - 09h02

Diretora rondoniense ganha pela
3ª vez prêmio nacional de teatro
Com uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues, “Álbum de Família”, apresentada pelo grupo “Anômade Cia. De Teatro”, a diretora teatral Jória Baptista de Lima venceu pela terceira vez uma disputa nacional, agora o prêmio Funarte, este ano dedicado ao centenário de nascimento de Nelson.
O prêmio “Funarte – Nelson Rodrigues, 100 anos do anjo pornográfico”, é mais um na lista da consagrada diretora Jória Lima que em 2009 venceu na categoria Dramaturgia Funarte com a peça “Filhas da Mata”, escolhida em seguida para o projeto “Palco Giratório/2010”, do SESC, apresentado em todo o país. Neste ano de 2012 a peça “Filhas da Mata” foi selecionada para representar o Brasil, ainda este mês, no Festival Internacional de Teatro, em São Paulo.
Em 2011, sob a direção de Jória Lima, outra peça rondoniense ganhou o prêmio Funarte Artes na Rua/2011, com o projeto “Cabaret, paródia do amor romântico”, que será apresentado em julho na EFMM como parte das comemorações do centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Jória Lima, eleita 1ª Conselheira de Cultura de Porto Velho, diz que a premiação, pela terceira vez, “mostra que temos um teatro forte em nosso Estado” e atribui os prêmios que vem recebendo “ao trabalho de toda uma equipe de atores, técnicos e pessoal de apoio.
Funcionária do Tribunal de Contas do Estado, Jória Lima contribui sempre com projetos de desenvolvimento da arte dramática em diferentes órgãos de Porto Velho, e diz estar orgulhosa de poder contribuir com a elevação do nome de Rondônia no cenário nacional.
“Entendo – frisou – que podemos oferecer mais resultados, inclusive usando o teatro como forma de educar e oferecer uma oportunidade de vida melhor aos nossos jovens. Tenho a certeza de que a maturidade intelectual e espiritual de uma comunidade se mede também por sua cultura e pela sua capacidade de assimilação do entorno cultural”;
Para a diretora três vezes premiada Jória Lima, “esse reconhecimento nacional é um sinal claro do amadurecimento não só do artista rondoniense, mas, também, do povo que nos prestigia, ainda que necessitemos de melhor apoio para podermos alcançar, tenho certeza, resultados ainda mais expressivos e que mostrarão ao país que aqui também temos cultura e gente capaz de produzi-la”.
Fonte: Lúcio Albuquerque
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril
A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)