Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Teatro de Rondônia ganha prêmio nacional


Teatro de Rondônia ganha prêmio nacional - Gente de Opinião
Diretora rondoniense ganha pela

3ª vez prêmio nacional de teatro


Com uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues, “Álbum de Família”, apresentada pelo grupo “Anômade Cia. De Teatro”, a diretora teatral Jória Baptista de Lima venceu pela terceira vez uma disputa nacional, agora o prêmio Funarte, este ano dedicado ao centenário de nascimento de Nelson.

O prêmio “Funarte – Nelson Rodrigues, 100 anos do anjo pornográfico”, é mais um na lista da consagrada diretora Jória Lima que em 2009 venceu na categoria Dramaturgia Funarte com a peça “Filhas da Mata”, escolhida em seguida para o projeto “Palco Giratório/2010”, do SESC, apresentado em todo o país. Neste ano de 2012 a peça “Filhas da Mata” foi selecionada para representar o Brasil, ainda este mês, no Festival Internacional de Teatro, em São Paulo.

Em 2011, sob a direção de Jória Lima, outra peça rondoniense ganhou o prêmio Funarte Artes na Rua/2011, com o projeto “Cabaret, paródia do amor romântico”, que será apresentado em julho na EFMM como parte das comemorações do centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Jória Lima, eleita 1ª Conselheira de Cultura de Porto Velho, diz que a premiação, pela terceira vez, “mostra que temos um teatro forte em nosso Estado” e atribui os prêmios que vem recebendo “ao trabalho de toda uma equipe de atores, técnicos e pessoal de apoio.

Funcionária do Tribunal de Contas do Estado, Jória Lima contribui sempre com projetos de desenvolvimento da arte dramática em diferentes órgãos de Porto Velho, e diz estar orgulhosa de poder contribuir com a elevação do nome de Rondônia no cenário nacional.

“Entendo – frisou – que podemos oferecer mais resultados, inclusive usando o teatro como forma de educar e oferecer uma oportunidade de vida melhor aos nossos jovens. Tenho a certeza de que a maturidade intelectual e espiritual de uma comunidade se mede também por sua cultura e pela sua capacidade de assimilação do entorno cultural”;

Para a diretora três vezes premiada Jória Lima, “esse reconhecimento nacional é um sinal claro do amadurecimento não só do artista rondoniense, mas, também, do povo que nos prestigia, ainda que necessitemos de melhor apoio para podermos alcançar, tenho certeza, resultados ainda mais expressivos e que mostrarão ao país que aqui também temos cultura e gente capaz de produzi-la”.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)