Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Teatro de Rondônia ganha prêmio nacional


Teatro de Rondônia ganha prêmio nacional - Gente de Opinião
Diretora rondoniense ganha pela

3ª vez prêmio nacional de teatro


Com uma adaptação da obra de Nelson Rodrigues, “Álbum de Família”, apresentada pelo grupo “Anômade Cia. De Teatro”, a diretora teatral Jória Baptista de Lima venceu pela terceira vez uma disputa nacional, agora o prêmio Funarte, este ano dedicado ao centenário de nascimento de Nelson.

O prêmio “Funarte – Nelson Rodrigues, 100 anos do anjo pornográfico”, é mais um na lista da consagrada diretora Jória Lima que em 2009 venceu na categoria Dramaturgia Funarte com a peça “Filhas da Mata”, escolhida em seguida para o projeto “Palco Giratório/2010”, do SESC, apresentado em todo o país. Neste ano de 2012 a peça “Filhas da Mata” foi selecionada para representar o Brasil, ainda este mês, no Festival Internacional de Teatro, em São Paulo.

Em 2011, sob a direção de Jória Lima, outra peça rondoniense ganhou o prêmio Funarte Artes na Rua/2011, com o projeto “Cabaret, paródia do amor romântico”, que será apresentado em julho na EFMM como parte das comemorações do centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Jória Lima, eleita 1ª Conselheira de Cultura de Porto Velho, diz que a premiação, pela terceira vez, “mostra que temos um teatro forte em nosso Estado” e atribui os prêmios que vem recebendo “ao trabalho de toda uma equipe de atores, técnicos e pessoal de apoio.

Funcionária do Tribunal de Contas do Estado, Jória Lima contribui sempre com projetos de desenvolvimento da arte dramática em diferentes órgãos de Porto Velho, e diz estar orgulhosa de poder contribuir com a elevação do nome de Rondônia no cenário nacional.

“Entendo – frisou – que podemos oferecer mais resultados, inclusive usando o teatro como forma de educar e oferecer uma oportunidade de vida melhor aos nossos jovens. Tenho a certeza de que a maturidade intelectual e espiritual de uma comunidade se mede também por sua cultura e pela sua capacidade de assimilação do entorno cultural”;

Para a diretora três vezes premiada Jória Lima, “esse reconhecimento nacional é um sinal claro do amadurecimento não só do artista rondoniense, mas, também, do povo que nos prestigia, ainda que necessitemos de melhor apoio para podermos alcançar, tenho certeza, resultados ainda mais expressivos e que mostrarão ao país que aqui também temos cultura e gente capaz de produzi-la”.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)