Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Teatro de Porto Velho recebe somente espetáculos gratuitos



Assista reportagem da TV Candelária



 

Gente de Opinião

Secretaria Eluane Martins

O Teatro Estadual Palácio das Artes, de Porto Velho, está perfeitamente apto a receber espetáculos, desde que não haja a cobrança de ingressos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (01) pela superintendente da Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Eluane Martins, e faz parte de uma determinação imposta pelo Ministério Público do Estado.

“Na semana passada, tivemos uma reunião convocada pela promotora de Justiça, Luciana Nicolau, que determinou um prazo de 30 dias para que os diversos órgãos da prefeitura de Porto Velho e do Governo do Estado concluam o trâmite burocrático para a emissão de documentos que estão faltando para a regularização do teatro”, afirmou.

Com isso, a expectativa é de que o teatro poderá receber espetáculos pagos somente a partir de janeiro de 2015. “Até lá, toda a programação do mês de dezembro será inteiramente gratuita”, diz Eluane.

Além da realização dos espetáculos de ballet clássico, como “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, encenados nos últimos dias, ela confirma a exibição da 5ª Mostra de Dança do Ponto de Cultura Rádio Farol para Todos, que acontece nesta segunda e terça, dias primeiro e dois de dezembro, a partir das 20 horas. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro, a partir das 19 horas.


Assista reportagem da TV Candelária


Liberação

De acordo com o tenente Andrade Junior, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Rondônia, todos os equipamentos de segurança exigidos pela corporação para a emissão do alvará foram apresentados pelo teatro e a população não tem com que se preocupar.

“Todas as determinações do Corpo de Bombeiros foram cumpridas, algumas inclusive acima daquilo que havíamos solicitado, então o prédio está totalmente apto a funcionar do ponto de vista de sua segurança para o grande público”, confirma o tenente.

Já a proibição de espetáculos com cobrança de ingressos envolve uma questão burocrática da Secretaria Municipal de Fazenda de Porto Velho (Semfaz). Os espetáculos pagos envolvem o recolhimento de uma contribuição municipal, e esse é o principal motivo para que não sejam realizados, pelo menos até que a Semfaz conclua esse procedimento. “Solicitamos essa documentação por diversas vezes para a prefeitura de Porto Velho, mas acredito que agora, após essa reunião no Ministério Público, tudo será rapidamente resolvido”, diz Eluana.
 

Gente de Opinião

Ensaio da 5ª Mostra de Dança do Ponto de Cultura Rádio Farol que acontece hoje e amanhã

Teatro

Inaugurado no dia 25 de outubro de 2014, o Palácio das Artes é o maior teatro da região norte, com cerca de mil lugares, e supera inclusive o centenário Teatro Amazonas, de Manaus. Além do Palácio das Artes, o complexo cultural dispõe do teatro Guaporé, que tem capacidade para 236 espectadores.

Ficha Técnica do Teatro Palácio das Artes Rondônia:
-Área Interna: 2276m², onde podemos destacar : Palco – 643,74m², Plateia – 897,17m², Camarotes – 193,33m²;
-Palco Modelo Italiano;
-Moderna tecnologia para montagem de diversos tipos de espetáculos (cênicos, audiovisuais e musicais) e de grande porte;
-Elevador de fosso de orquestra;
-Dois camarins coletivos e sala de ensaio;
-Área administrativa e de produção;
-1.100 poltronas ergonômicas, com poltrona para obesos, áreas reservadas para cadeiras de rodas;
-Amplo hall e foyer com toaletes e atendendo a legislação de acessibilidade.

Ficha Técnica do Teatro Guaporé:
-Área Interna: 620m²;
-236 poltronas ergonômicas;
-Palco Modelo Italiano.

Ficha Técnica geral do complexo:
-Área Externa Total: 14.384,00m²;
-Localização privilegiada;
-Bilheterias informatizadas;
-Estacionamento.



Fonte
Texto: Sandro André
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio