Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

TCE vai treinar 5 mil pessoas em 2011


 
O Tribunal de Contas (TCE-RO), através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP) e da Escola de Contas, abrirá mais de 5 mil vagas este ano em seu programa de capacitação interna e externa. A escolha dos cursos e palestras levou em conta necessidades anotadas no dia-a-dia da administração pública pelos gestores públicos, técnicos municipais e estaduais, além de membros e servidores da Corte.

Ao todo, serão realizadas pelo TCE 81 atividades, envolvendo desde capacitação direta (organizadas pelo próprio IEP/Escola de Contas) até os cursos de aperfeiçoamento dos servidores promovidos por outras instituições (públicas ou privadas), num total de 1.333 horas/aula.

A programação será aberta em fevereiro com duas atividades externas – uma em Porto Velho e outra em Guajará-Mirim, ambas para membros de conselhos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – e uma interna: o curso “Identificação Talentos Escondidos”, que será realizado no dia 28, das 9 às 12 horas, no auditório do TCE.

Voltada a membros, servidores e estagiários da Casa, a palestra será ministrada pelo consultor técnico, instrutor e palestrante da Escola do Legislativo, Francisco Tavares de Melo. Formado em Administração pela Faculdade São Lucas, ele é especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela Faculdade Católica de Rondônia.

Ex-servidor do TCE, Tavares ministra cursos sobre motivação nas organizações desde 2004, tendo se apresentado em diversos órgãos públicos, faculdades e empresas do Estado. “Minha proposta é fazer com que a pessoa entenda que é possível ter um clima organizacional saudável e produtivo, desenvolvendo ainda mais suas habilidades”, afirmou.

Os membros, servidores e estagiários da Casa terão ainda diversas outras atividades capacitatórias, abordando desde assuntos específicos, como licitação, gestão, tomada de contas especial, português e redação, até aqueles que visam à melhoria do ambiente corporativo, como relações interpessoais, atendimento ao público, estresse, acidente de trabalho, entre outros..

Além disso, o TCE, por meio do IEP/Escola de Contas, mantém convênios com instituições e órgãos públicos, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) e a Escola de Administração Fazendária (Esaf), visando à capacitação dos seus servidores e também dos jurisdicionados.
 

WORKSHOP JURÍDICO

Já o programa de capacitação externa do TCE envolve cursos e eventos de aperfeiçoamento dirigidos aos gestores e técnicos do Estado e dos municípios. As atividades poderão ser desenvolvidas por iniciativa do próprio Tribunal ou por solicitação dos entes ou órgãos públicos.

O destaque é o Workshop Jurídico, que terá sua primeira edição este ano em comemoração aos 28 anos de existência da Corte de Contas. Durante os três dias da programação (25 a 27 de maio), autoridades nacionais e locais, jurisdicionados e servidores do TCE estarão debatendo temas nas áreas do Direito Administrativo e Constitucional, tendo como expositores juristas de renome nacional.

Para este ano, está prevista também a oitava versão do Encontro de Atualização Administração, que é uma série de oficinas de aperfeiçoamento continuado, nas quais os técnicos do TCE vão aos municípios do interior repassar seus conhecimentos em áreas como licitação, gestão fiscal, orçamento, meio ambiente, atos de pessoal e tomada de contas especial.

Outro desafio colocado em prática pelo IEP/Escola de Contas em 2010 - a capacitação dos membros de conselhos municipais - terá continuidade neste ano. Desta vez, além dos conselheiros do Fundeb, serão treinados também os das áreas de Ação Social, Saúde, Alimentação Escolar e Criança e Adolescente. Nessa ação, o TCE conta com a parceria fundamental das prefeituras, cedendo espaço físico e também a logística para a realização dos cursos.

De acordo com o presidente do IEP, conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, todas as atividades de capacitação têm um objetivo: a busca da excelência no serviço público. “A intenção é qualificar nossos técnicos e também os de outros órgãos fiscalizados para a melhoria do desempenho de suas funções e, consequentemente, da própria instituição a que servem”, disse.

Já o diretor da Escola de Contas, auditor Davi Dantas da Silva, lembra que, além de promover cursos, palestras e eventos, o TCE também colabora com outros órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade, ao ceder seus profissionais para repassarem os conhecimentos nas áreas afetas à Corte.

“Temos ainda o programa ‘Corte de Contas Cidadã’, que leva ensinamentos sobre o Tribunal de Contas para alunos das redes pública e privada e acadêmicos, visando conscientizar o cidadão para a importância da sua participação na fiscalização do dinheiro público”, conclui.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Cultura

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Os cantores Silvinho Santos, Roosevelt Matos, Edmilson Gama, Iná, Jailton dos Teclados, Beto Cezár, Grupo Melodia e o Trio Forrozada, são as atrações

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em